Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

3º Festival de Música Clássica de Teresópolis vai até domingo

3º Festival de Música Clássica vai até domingo

Ensemble Bassler é a atração desta sexta, no Teatro Municipal
Duas orquestras encerram evento na Praça Olímpica

Teresópolis 14 de abril de 2011 - O 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis vem cumprindo com mérito seu papel, mostrando que realmente veio pra ficar. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Turismo, o evento, em sua terceira edição, foi aberto no último sábado, 9 de abril, e tem tido casa cheia todos os dias. Com entrada franca, a programação vai até domingo, 17, e inclui ainda três concertos: no Teatro Municipal, nesta sexta, 15, e os últimos dois na Praça Olímpica, no sábado e domingo, 16 e 17.
 Quinteto Villa Lobos
“O festival está sendo um sucesso. A resposta do público tem sido maravilhosa, com plateia cheia todos os dias, mesmo sendo durante a semana. Para nós, ver a casa cheia é motivo de grande satisfação, além de representar uma demonstração clara de que o teresopolitano gosta e aprecia a música de boa qualidade”, comemora o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

O 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis traz à cidade nomes consagrados do estilo. Já foram realizados sete concertos até agora. No fim de semana, se apresentaram, no Teatro Municipal e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o Quinteto de Metais da UniRio, a Orquestra Camerata Theresa Christina e a dupla Sérvio Túlio e Glauco Baptista, com o Kabarett Berlin.
Quinteto Villa Lobos, secretário Ronaldo Fialho e maestro Zdenek Svab

Na segunda-feira, dia 11, as atenções se voltaram para o Centro Cultural FESO Pro Arte, com o concerto Aulustrio. Composto pelos irmãos Fábio Brucoli, violinista, Mauro Brucoli, violoncelista, e Paulo Brucoli, pianista, o trio apresentou repertório de música erudita, com destaque para ‘Trio nº 2’, de Villa-Lobos, e ‘Quatro Estações Portenhas’, de Astor Piazzolla.

Na terça, 12, novamente a Pro Arte foi o cenário para a apresentação do concerto LiberTango, que emocionou a plateia. Alexandre Caldi (sax), Estela Caldi (piano), Marcelo Caldi (acordeon), Marcelo Rodolfo (voz) e Rodrigo Villa (contra baixo) mostraram clássicos do tango, como ‘Adiós Nonino’, de Astor Piazzolla, e ‘Mi Buenos Aires Querido’, de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, e foram aplaudidos de pé. Ao fim da apresentação, momento de interação entre artistas e público, com rodada de perguntas e respostas.

Nesta quarta, 13, os concertos voltaram a acontecer no Teatro Municipal, com a apresentação do Quinteto Villa-Lobos. Antonio Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarineta), Aloysio Fagerlande (fagote) e Philip Doyle (trompa) apresentaram repertório que foi do erudito ao popular, com destaque para peças de Ferenc Farkas, Mario Tavares e Ernesto Nazareth.

Já no bis, apostaram em Villa-Lobos e agradaram em cheio, sendo cercados de perguntas ao fim do espetáculo. “É um prazer estar em Teresópolis compartilhando com o público o que temos pra oferecer. Temos esta cidade no coração, vibramos juntos, choramos juntos... Por isso, é tão importante para nós estarmos aqui neste momento”, comentou o músico Antonio Carrasqueira.

E nesta quinta, 14, foi a vez da participação dos artistas da Casa de Cultura Adolpho Bloch, músicos e professores dos cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura. Vale lembrar que todos os concertos são apresentados pelo arregimentador do festival, maestro Zdenek Svab, titular da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos e da Camerata Theresa Christina.
 Aulustrio
O público, que vem prestigiando efetivamente o festival, é só elogios. “Assisti todos os concertos até o momento e estou adorando. O LiberTango, por enquanto, foi o que mais me envolveu. Fiquei encantada. Mas, todo o evento está excelente. Sem dúvida, vou acompanhar até o fim”, comentou a professora aposentada Vani Castelo Branco. “Está maravilhoso. Desde o ano passado eu faço questão de acompanhar. Nem sempre o repertório escolhido é o meu preferido. Mas, sem dúvida, a maioria dos concertos me agradou demais. Esta iniciativa é muito positiva. Só tenho a agradecer à Secretaria de Cultura pela oportunidade. Continuarei prestigiando“, disse a cantora Regina Din.

O 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis prossegue nesta sexta-feira, 15 de abril, com o concerto Ensemble Bessler, às 19h30, no Teatro Municipal. No fim de semana, o cenário passa a ser a Praça Olímpica Luis de Camões, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiânia no sábado, dia 16, às 16h30, e da Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música Villa-Lobos, no domingo, dia 17, às 18h.

O evento tem entrada franca e recomenda-se que os interessados cheguem ao local 30 minutos antes de cada espetáculo. Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no site www.musicaclassicatere.xpg.com.br.
Aulustrio 
Programação completa:

15/04  (sexta-feira) - Ensemble Bessler
Local: Teatro Municipal – 19h30

16/04 (sábado) - Orquestra Sinfônica Jovem de Goiânia
Maestro Eliseu Ferreira
Local: Praça Olímpica Luis de Camões – Centro – 16h30

17/04 (domingo) - Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música Villa-Lobos
Maestro Zdenek Svab
Local: Praça Olímpica Luis de Camões – Centro – 18h    

Crédito das fotos para Cláudio Furtado
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário