Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia do Choro-Secretaria de Cultura de Teresópolis

Secretaria de Cultura comemora Dia do Choro

Teresópolis, 25 de abril de 2011 - Músicos, compositores e amantes do chorinho se reuniram na noite do último sábado, dia 23 de abril, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, para o I Encontro de Choro. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento comemorou o Dia Nacional do Choro, celebrado justamente no dia 23, e não faltaram interessados.

A apresentação foi organizada pelo violonista Geremias Cruz, professor da Secretaria de Cultura, e contou com a participação dos alunos Hugo Barbosa e Fernanda Pinheiro, além de diversos convidados, como os músicos Jorge Péculas, Gustavo Agostini, PC de Si, Regina Din e Álvaro Pio.
 Jorge Péculas

No repertório, muito chorinho, é claro, com ênfase no trabalho de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha, considerado um dos maiores nomes do chorinho no Brasil. Durante a apresentação, foram narrados episódios de sua história e interpretados clássicos do compositor, como ‘Naquele tempo’ e ‘Descendo a serra’. “A história de Pixinguinha se confunde com a história do choro. O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento do compositor, tamanha sua importância para o estilo. Além disso, Pixinguinha teve muitas passagens por Teresópolis ao longo de sua vida. Por tudo isso, o escolhemos como principal personagem de nossa homenagem”, contou Geremias.
Gustavo Agostini e Geremias Cruz

Contudo, outras peças famosas também foram lembradas, a exemplo do ‘Choros nº 1’, de Villa-Lobos, e ‘Tempo de Criança’, de Dilermando Reis, interpretados com maestria por Jorge Péculas. Destaque ainda para os choros ‘Vá’, de autoria de Regina Din, escrito em homenagem ao pai e que foi apresentado em público pela primeira vez no sábado, e ‘Saudades de infância’, de autoria de Geremias Cruz.
Regina Din e Álvaro Pio

“Ações como esta contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da cultura em Teresópolis. São iniciativas simples, mas que pontuam momentos e datas importantes para a cultura de forma geral, representando uma espécie de homenagem a todas as manifestações artísticas. Outras datas como esta serão lembradas”, comentou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Gustavo Agostini, Geremias Cruz, PC (em pé), Jorge Péculas e Álvaro Pio 

Crédito das fotos para Cláudio Furtado
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário