Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Secretaria de Educação leva alunos da EJA para a 5ª Rio Artes Manuais

Secretaria de Educação leva alunos da EJA para a 5ª Rio Artes Manuais

Teresópolis, 11 de abril de 2011 - Alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino participaram da maior feira de capacitação em artesanato do Estado. A 5ª Rio Artes Manuais aconteceu de 6 a 10 de abril no Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade, na Zona Portuário do Rio de Janeiro. Ao todo, fizeram a visita 36 participantes de Teresópolis, entre alunos e educadores dos pólos da EJA nas escolas municipais Ginda Bloch (Alto), Beatriz Silva (Barra do Imbuí), CEROM, e Belkis Morgado (São Pedro). O objetivo foi a maior capacitação dos estudantes dentro das diretrizes das oficinas da EJA, que visam perspectivas de desenvolvimento econômico através da geração de renda pela produção e venda de artesanato.

Para a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, essa troca de experiência e capacitação extraclasse só adiciona conteúdo e ajuda na formação tanto de alunos quanto dos próprios professores envolvidos no projeto. “A educação deve, sempre que possível, ultrapassar os limites da sala de aula para enriquecer o universo de percepções e experiências dos alunos e dos educadores, formando indivíduos cada vez mais conscientes de uma realidade cultural além da sua cotidiana”, explicou Magali, lembrando que em um evento como a Rio Artes Manuais, alunos e professores entram em contato com os principais lançamentos do mercado, além de terem acesso a diversas oficinas.


Durante os cinco dias da Rio Artes Manuais foram realizadas oficinas das mais diversas técnicas artesanais, como crochê, decupagem, bordado,patchwork, pintura em tecido, macramê, arte em chinelos, bijuterias e biscuit, entre outras. Os participantes se inscreveram em várias oficinas ao longo do dia. No final, eles puderam levar para casa as peças que produziram. Para a aluna Ângela, do Ginda Bloch, foi uma experiência inovadora que ela pretende repetir. “Foi um dia muito diferente e já estou contando com o próximo ano”, comentou empolgada a aluna, que disse ainda ter participado no sábado de várias oficinas onde aprendeu novas técnicas de artesanato.

Os teresopolitanos que foram à 5ª edição da Feira Rio Artes Manuais também puderam adquirir produtos criados em várias regiões do estado do Rio, à venda em 15 barracas no interior do Centro da Ação da Cidadania. Ao todo, expuseram seus trabalhos cerca de 80 artesãos, selecionados pelo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. “Adorei o evento porque tive a oportunidade de conhecer novas técnicas e materiais que levarei para as minhas aulas”, comemorou a professora Vânia, das Oficinas de Artesanato das escolas municipais Belkis Morgado e CEROM.

Segundo a professora Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA no Município, a participação de alunos e educadores neste evento reforça o compromisso da Secretaria de Educação em oferecer um ensino voltado para a realidade dos estudantes e para a inserção no mercado de trabalho. “Tenho certeza de que as Oficinas de Artesanato da EJA serão ainda melhores depois deste evento, pois alunos e professores retornaram cheios de ideias e novidades para as próximas aulas e para suas próprias vidas”, comemorou Ana Paula.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o mercado de artesanato movimenta cerca de R$ 30 bilhões por ano no Brasil.


Crédito das fotos: Ana Paula Coutinho
 Legenda: Alunos da EJA de Teresópolis participam das oficinas da 5ª Rio Artes Manuais 

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis    

Nenhum comentário:

Postar um comentário