Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Secretaria de Educação realiza o 2° ANIMA TERÊ em Teresópolis

Secretaria de Educação realiza o 2° ANIMA TERÊ

Festival municipal de animação atende mais de 2.000 alunos em três dias de evento

Teresópolis, 19 de abril de 2011 – Sede das mais diversas competições esportivas, o Ginásio Poliesportivo Pedrão é cenário de alguns momentos bem diferentes nestas segunda, terça e quarta-feira, 18 a 20 de abril, quando a Prefeitura de Teresópolis, através do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, realizou o 2º ANIMA TERÊ - Festival de Animação. Através de oficinas de massa de modelar, desenho animado, tabuleiro de areia e pixlation, mais de dois mil alunos da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de utilizar a linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico, viabilizando novas possibilidades de aprendizagem.

Para a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o festival deste ano já apresentou um ganho em relação ao evento do ano passado. “Este ano, todas as escolas da rede municipal foram convidadas a participar, temos um número maior de alunos nas oficinas, um número maior de ilhas de animação e ainda contamos com a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, que puderam tomar parte das atividades no período noturno, já que durante dois dias o Festival funcionou até as 21 horas”, esclareceu a Secretária.
Anderson Mota, Bernadete Duarte e Ana Geanette, do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação 

Segundo a Chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais, professora Ana Geanette, a ampliação do conhecimento dos professores e alunos sobre tecnologia como ferramenta de trabalho pedagógico, além do estímulo ao trabalho em grupo, exercitando a parceria e sociabilidade, também foram objetivados nos três dias do Festival. “Desde o ano passado, 100% das escolas da rede municipal contam com laboratório de informática do Proinfo e isso nos cria uma expectativa muito grande quanto ao estímulo e a participação de nossos professores e alunos no Criacine – Mostra de Curtíssima Metragem, que acontece em novembro”, diz Ana Geanette.

Utilizar a tecnologia como mediadora da aprendizagem, proporcionando aos professores e alunos a experiência de criar suas próprias animações, estimulando novos talentos e possibilitando inverter o papel passivo, diante das animações, foi uma das metas objetivadas e alcançadas durante o 2° ANIMA TERÊ. A aluna Rachel Oliveira, de 8 anos, ficou encantada com o que ela mesma conseguiu produzir: uma animação ecológica. “Resolvi mostrar que não devemos queimar florestas e fiquei muito feliz com meu filme, mas ainda acho que preciso melhorar um pouco”, criticou Rachel.

Com o Pedrão dividido em ilhas onde funcionaram as diferentes oficinas, alunos das escolas da Rede Municipal de Educação puderam criar seus próprios projetos nas oficinas de massa de modelar, desenho animado, tabuleiro de areia e pixlation durante os três dias do evento. Para Bernadete Duarte e Anderson Mota, membros da equipe do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação, a utilização da linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico viabiliza novas possibilidades de aprendizagem. “Neste evento, conseguimos promover a articulação entre as linguagens visual, corporal e as contribuições da informática nos processos de construção do conhecimento e da criação artística”, explicaram.



Pique Jovem e NTM: Parceria
O 2° ANIMA TERÊ contou com a participação dos jovens integrantes do Programa Pique Jovem, que visa qualificar e preparar o jovem para o mercado de trabalho e/ou ocupações alternativas geradoras de renda, cuja gestão fica a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social. Os integrantes do Pique Jovem receberam um curso de Gerenciamento em Laboratório de Informática, promovido pelo NTM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis) visando à formação profissional, vivência das relações que envolvem o mundo do trabalho, adquirir ou aprimorar conhecimentos e desenvolver responsabilidade em suas ações, o que os qualificou para a atuação como monitores no 2° ANIMA TERÊ.
No 2° ANIMA TERÊ os alunos puderam conferir na hora suas animações em Desenho Animado

FOTOS – crédito para Marcelo Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário