Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Secretaria de Saúde lança campanha contra a dengue em Teresópolis

Secretaria de Saúde lança campanha contra a dengue em Teresópolis

Vídeo de alerta é produzido por jovens do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente

Teresópolis, 31 de março de 2011 – No dia 7 de abril, acontece a pré-estreia da campanha de combate à dengue, às 10h, no auditório do Centro Materno Infantil (CMI), instalado na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Av. Lúcio Meira, 1130, Várzea). Por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha foi desenvolvida pelos adolescentes atendidos no ambulatório de atenção à saúde do adolescente instalado no CMI, para ser veiculada na mídia. A apresentação será interna, direcionada para familiares, equipe técnica do Centro Materno Infantil e representantes da Secretaria de Saúde.

“Mostrando preocupação com esta importante parcela da população, o Governo Jorge Mario implantou um serviço especializado na rede pública de saúde para os adolescentes. Eles passam por constantes transformações físicas, psicológicas e sociais e, por sua vulnerabilidade, merecem atenção específica e abrangente. Sua participação em ações de promoção à saúde também faz parte do programa”, explica a Secretária de Saúde, Solange Cirico.

Sob a responsabilidade da técnica de enfermagem do ambulatório, Nilzabeth de Oliveira, e da voluntária Ângela Santana, e contando com a colaboração do coreógrafo Sylvio, também responsável pela elaboração musical, a campanha consta de um vídeo, onde um grupo de sete crianças e treze adolescentes faz um alerta contra a dengue, conscientizando a população sobre os cuidados que devem ser adotados para eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

De acordo com a assistente social Sandra Erly de Azevedo, coordenadora de Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens, a inclusão dos adolescentes em atividades promotoras de saúde vem acontecendo desde 2009, quando eles desenvolveram uma peça de teatro para apresentar na Semana Mundial da Amamentação, dentro do tema ‘Amamentação em situações de catástrofe’. Em 2010, a apresentação foi sobre o tema ‘Bullying’, dentro da programação da Semana Nacional da Juventude, no mês de setembro.

Programa específico

Em 2009 o Governo Jorge Mario implantou o primeiro ambulatório de atenção à saúde do adolescente, que funciona no Centro Materno Infantil, com o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde desta importante parcela da população. Sob a coordenação do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde, e direcionado a moças e rapazes na faixa de 12 a 18 anos, o serviço conta com ações específicas para reduzir a prevalência de agravos à saúde dos jovens e adolescentes, e também foi instalado em várias unidades de saúde.

Através do ambulatório de referência, os adolescentes contam com atendimento nas áreas de nutrição, cardiologia, psicologia, clínica médica, ginecologia, preventivo, pré-natal, planejamento familiar, ortopedia e puerpério. Entre as ações oferecidas, destacam-se as direcionadas ao crescimento e desenvolvimento e à saúde sexual e reprodutiva, além da divulgação de informações que contribuam para a redução da incidência de doenças e para a melhoria da qualidade de vida deste segmento da população. Em 2010, o ambulatório de atenção à saúde do adolescente instalado no Centro Materno Infantil registrou 5.654 atendimentos, em todas as especialidades.


fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário