Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sucesso no primeiro fim de semana do 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis

Sucesso no primeiro fim de semana do 3º Festival de Música Clássica

Quinteto de Metais, Orquestra Camerata e Kabarett Berlin foram as primeiras atrações do evento, que vai até o próximo domingo


Teresópolis, 11 de abril de 2011 - Instrumentos de sopro, corda e música alemã. Estes foram os três principais ingredientes que encantaram a plateia no primeiro fim de semana do 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, o evento contou ainda com a parceria da Secretaria de Turismo. Em sua terceira edição, o Festival foi aberto na tarde do último sábado, 9, e prossegue até o próximo domingo, dia 17, com diversos concertos. Todos os espetáculos têm entrada franca.

“A partir da iniciativa do Prefeito Jorge Mario, iniciamos o projeto em 2009 com uma resposta absolutamente positiva do público. Veio o segundo festival em 2010 e, agora, em 2011, a terceira edição, que está se mostrando mais um sucesso. Ver a casa cheia é uma demonstração clara de que o teresopolitano gosta e aprecia a música de boa qualidade. Vale a pena acompanhar a programação e os concertos”, comentou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, na abertura do evento.

O 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis traz à cidade nomes consagrados do estilo, com 10 concertos ao todo. A abertura no evento aconteceu na tarde de sábado, 9, no Teatro Municipal, com o concerto do Quinteto de Metais da UniRio. Formado por Nailson Simões e Maico Lopes (trompetes), Waleska Beltrami (trompa), João Luis Areias (trombone) e Alberto Khattar (tuba), o quinteto apresentou repertório que incluiu o erudito e o popular, com destaque para ‘Fantasia’, de Bach, ‘Sinfonia para Metais nº 2’, de Victor Ewald, trechos de West Side Story, de Benstein, e cinco peças de Temas Nordestinos, tendo a participação do baterista Naif Simões. “Poder voltar aqui é uma grande alegria. Agradeço à Secretaria de Cultura pela oportunidade. Afinal, nós da música clássica não temos muito espaço para apresentações, o que torna esta iniciativa da Prefeitura de Teresópolis ainda mais válida e importante. Parabéns”, comentou o trompetista Nailson Simões.
Quinteto UniRio

Após o Quinteto da UniRio, ainda no sábado, as atenções se voltaram para a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde foi realizada a apresentação da Orquestra Camerata Theresa Christina. Composta por 13 componentes, todos de Teresópolis, sob a regência do maestro Zdenek Svab – arregimentador do festival –, a orquestra lotou a plateia e encantou o público com peças como ‘Adagio’, de Albinoni, ‘Sinfonia em Si B Moll Maior’, de Carlos Seixas e ‘Pequena Serenada Noturna’, de Mozart, entre outras.
Camerata Theresa Christina

No domingo, dia 10, a programação continuou com o Kabarett Berlin, que lotou o Teatro Municipal. Neste terceiro recital em Teresópolis, a dupla formada por Sérvio Túlio (voz) e Glauco Baptista (piano) voltou a encantar o público, apresentando canções de cabaret, revistas musicais e filmes alemães das décadas de 20 a 40 do século XX. No repertório, melodias combinadas à poesia e à sátira sofisticada de ícones do movimento de cabaret alemão, com destaque para Alabama Song, Kurt Weill  e Bertolt Brecht, e ‘In der bar zum Krokodil’, Willy Engel-Berger – Beda/Fitz.
Kabarett Berlin

Apresentado em alemão, o espetáculo teve o auxílio de projeção, que permitiu ao público acompanhar a tradução das canções e entender a interpretação de Sérvio e Glauco. “Já é a terceira vez que somos convidados e o público mais uma vez foi super caloroso. A organização está perfeita e nos sentimos muito confortáveis em Teresópolis. Esta iniciativa da Prefeitura é fantástica, permitindo ao público o acesso à cultura, gratuitamente. Maravilhoso. Não dá pra perder”.

Público aplaude
Nos dois dias de concerto, o público aplaudiu de pé. “Achei sensível, gostei muito. Foi a primeira vez que prestigiei o festival e adorei. O prefeito está de parabéns. Este é um movimento que precisa mesmo ser resgatado e a população, que sofreu tanto com a enchente, merece ser sensibilizada com algo tão bonito”, comentou a nutricionista Luciana Mateus, após a apresentação da Orquestra Camerata.

A produtora cultural Luciana Barros também aprovou o evento. “Muito interessante. Nunca tinha assistido a um espetáculo em alemão e fiquei encantada. A forma com que eles apresentaram, com as legendas, permitindo que a gente entendesse, foi perfeito. Além disso, tivemos uma aula sobre várias décadas, um verdadeiro aprendizado. Vim às outras edições e voltei este ano porque achei maravilhoso e fico satisfeita em ver a casa cada vez mais cheia”, elogiou Luciana, referindo-se ao espetáculo de domingo.

Nesta segunda-feira, 11, foi a vez do Aulustrio, que se apresentou às 16h, no Centro Cultural FESO Pro Arte, com os irmãos Fábio Brucoli, violinista, Mauro Brucoli, violoncelista, e Paulo Brucoli, pianista. E na terça, 12, será realizado o concerto LiberTango, também às 16h, no Centro Cultural FESO Pro Arte. O 3º Festival de Música Clássica de Teresópolis vai até domingo, 17 de abril.

Para a realização do evento, serão utilizados quatro locais diferentes: Teatro Municipal (Avenida Feliciano Sodré, 675 – segundo piso – Centro), Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto) e Praça Olímpica Luis de Camões – Centro. Todo o evento tem entrada franca e recomenda-se que os interessados cheguem ao local 30 minutos antes de cada espetáculo.

Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no site www.musicaclassicatere.xpg.com.br.

Programação completa:

12/04 (terça-feira) - LiberTango
Local: Centro Cultural FESO Pro Arte – 16h

13/04   (quarta-feira) - Quinteto Villa-Lobos
Local: Teatro Municipal –19h30

14/04 (quinta-feira) - Artistas da Casa de Cultura Adolpho Bloch
Local: Teatro Municipal – 19h30

15/04   (sexta-feira) - Ensemble Bessler
Local: Teatro Municipal – 19h30

16/04 (sábado) - Orquestra Sinfônica Jovem de Goiânia
Maestro Eliseu Ferreira
Local: Praça Olímpica Luis de Camões – Centro – 16h30

17/04 (domingo) - Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música Villa-Lobos
Maestro Zdenek Svab
Local: Praça Olímpica Luis de Camões – Centro – 18h       

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário