Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Curso Cultural em Teresópolis foi um sucesso

Secretaria de Cultura e Governo do Estado promoveram curso cultural em Teresópolis


Teresópolis, 6 de maio de 2011- Nesta quinta-feira, dia 5 de maio, foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, um curso de capacitação do Escritório de Apoio à Produção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – EAPCult. O evento, iniciativa da Secretaria de Cultura de Teresópolis, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, teve duração de um dia inteiro e contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre agentes culturais, gestores, artistas em geral e profissionais ligados às áreas de elaboração de projetos e de cultura.
“Esta foi mais uma iniciativa da Secretaria de Cultura na direção de um correto desenvolvimento da cultura em Teresópolis. Com este curso, agentes, profissionais ligados à cultura e até mesmo de outras áreas passam a ter mais subsídios para a elaboração de projetos e também para produzi-los. Investir no aperfeiçoamento dos profissionais é também uma forma de fomentar a cultura, estimulando artistas e empreendimentos”, avaliou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Com entrada franca, o curso de ‘Elaboração de Projetos’ foi ministrado pelas consultoras do EAPCult Simone Nascimento e Carol Guimarães, que explicaram como construir um projeto e como elaborar sua estrutura voltada para a área cultural, esclarecendo diversas dúvidas dos participantes. Falaram ainda sobre editais oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e sobre o trabalho desenvolvido pelo EAPCult.
“O Escritório de Apoio à Produção Cultural está lá para ajudar agentes culturais, produtores culturais, artistas, formadores de opinião a elaborarem os seus projetos. Além do Núcleo de Elaboração e Enquadramento, temos outros, com tudo o que um produtor cultural ou um agente cultural precisa para que seu empreendimento, seu projeto dê um passo inicial. É só nos procurar. Entre as atividades, oferecemos também oficinas no interior, como esta em Teresópolis, para grupos que estejam ávidos por conhecimento e capacitação. Nossa intenção é contribuir para o engrandecimento da cultura. Estamos à disposição para outras capacitações. Basta entrar em contato conosco e voltaremos”, comentou a consultora Simone Nascimento.
Quem participou do curso aprovou. “Esse curso é muito importante para o fomento da cultura. Estamos em uma nova era. Uma era de união e de capacitação, para que possamos participar de projetos e editais até nacionais. Este trabalho será lucrativo para todos os grupos, em todas as áreas da cultura, o que vai agraciar o público com belos espetáculos, produzidos com estruturas mais concretas”, elogiou o produtor teatral e de vídeos, Jonathan Marques.
Alessandra Carneiro, assistente social do Lar Tia Anastácia e coordenadora do projeto “Olhares”, concordou. “Interessante a proposta deste curso. Agora, temos mais conhecimento para a elaboração de projetos. Daqui, sairão boas propostas para promover a cultura no município”, destacou.

Carol Guimarães,Nara Zeitune,Ronaldo Fialho e Simone Nascimento

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário