Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Exposição Mata Atlântica em Teresópolis RJ

Secretaria de Educação leva cerca de mil alunos à Exposição Mata Atlântica


Teresópolis, 3 de maio de 2011 - Montada na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Várzea, a exposição Mata Atlântica, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e da BVB Projetos Culturais, levou cerca de mil alunos da rede municipal de ensino a conhecerem, através de apresentação de filmes ecológicos e de uma visita guiada por estagiários estudantes de Ciências Biológicas, um pouco mais da fauna e da flora local. Os estudantes também tiveram noções de preservação e foram conscientizados sobre a importância deste bioma para o mundo em que vivem.
O guia Austen Straus apresenta o filme “Mata Atlântica: Essa mata é nossa”

 
Segundo a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, a exposição, que aconteceu entre os dias 11 de abril e 4 de maio, visou despertar a conscientização ambiental, formando cidadãos responsáveis por suas atitudes, já que só se preserva aquilo que se conhece. “Estamos plantando uma semente que esperamos poder ver florescer em uma nova consciência nesses alunos”, justificou Magali, cuja expectativa é de que cada aluno se torne um agente multiplicador desta consciência ecológica.


Outro aspecto importante da exposição foi a possibilidade da interação dos alunos por vídeo, fotografias e painéis, segundo a coordenadora Daniele Antunes, da Escola Municipal Acliméa Nascimento, no bairro de São Pedro. “Eles são curiosos por natureza e ouvir, ver e participar da informação dessa forma estimula, contribui e amplia a apreensão da cultura, criando novos hábitos de conhecimento aplicável”, sugeriu a coordenadora que acompanhou seus alunos durante a visita.


Com duas visitas programadas por dia de exposição, os alunos primeiro assistiam cerca de 20 minutos de filmes sobre ecologia e consciência ambiental. Depois, passeavam pela exposição e através de fotografias e painéis, tinham a chance de saber um pouco mais sobre os detalhes do bioma da Mata Atlântica. Para finalizar, recebiam um lanche e tinham a oportunidade de fazer mais perguntas aos guias da exposição, os alunos de Ciências Biológicas Fernanda Firmino e Austen Straus. “A consciência ambiental nasce do conhecimento, pois à medida que a ignorância vai perdendo força, a informação vai circulando e atraindo novos colaboradores para este movimento coletivo em prol de um futuro melhor”.

Alunos da E.M. Acliméa Nascimento percorrem a visita guiada pela Exposição Mata Atlântica



 
FOTOS E LEGENDAS – crédito Marcelo Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário