Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

9ª Semana de Museus-de 16 a 22 de maio de 2011 em Teresópolis

Secretaria de Cultura promove 9ª Semana de Museus de 16 a 22 de maio

Teresópolis, 6 de maio de 2011 - De 16 a 22 de maio, acontece em todo o Brasil a 9ª Semana Nacional de Museus. Em participação ao evento, a Secretaria de Cultura de Teresópolis vai promover uma semana de atividades, que serão realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). A Semana de Museus contará com um ciclo de palestras sobre o assunto, com início sempre às 19h30. Na abertura do evento, dia 16, será inaugurada também a exposição ‘Vida e Obra de Arthur Dalmasso’, montada no primeiro piso da casa.

“A preservação da memória e da história de Teresópolis está entre as premissas da nossa Secretaria de Cultura. Através da Casa da Memória e do Serviço de Patrimônio Histórico, realizamos pesquisa, resgatamos documentos e fotografias, incluindo sua correta catalogação, para que nossa história seja resguardada. A Semana de Museus tem grande importância por possibilitar o aperfeiçoamento de todo este trabalho. E pela primeira vez, teremos nossa programação da Semana de Museus divulgada em todo o país. O evento será de grande acréscimo para todos nós”, comentou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
A 9ª Semana Nacional de Museus tem início no dia 16 e vai até o dia 22, com palestras diversas dentro do tema deste ano, ‘Museu e Memória’. O evento, que será aberto ao público, inclui ainda a exposição ‘Vida e Obra de Arthur Dalmasso’, a ser inaugurada também no dia 16. Com painéis ilustrados sobre a vida de Dalmasso, além de documentos, fotos, objetos e publicações, a mostra ficará exposta até 30 de maio, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso, podendo ser vista de segunda a sábado, das 13h às 17h. Toda a programação está sendo organizada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Durante uma semana, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação. Este ano, a Semana vai contar com a participação de 1.009 museus e oferecerá 3.080 eventos.

Confira a programação da 9ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis:


  • 16/05 - 19h30-Abertura da Exposição Vida e Obra de Arthur Dalmasso
  • 17/05 - 19h30-Seminário / painel / mesa redonda: A importância do patrimônio cultural como instrumento para valorização da memória
  • 18/05 - 19h30-Palestra: O profissional do museu como agente ativo no processo de conservação do acervo museológico
  • 19/05 - 19h30-Palestra: O que é Museu e Casa de Memória
  • 20/05 - 19h30-Palestra: A importância da fotografia para o museu e memória
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário