Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Encontro com equipes diretivas-Secretaria de Educação de Teresópolis

Secretaria de Educação promove mais um encontro com equipes diretivas

Teresópolis, 16 de junho de 2011 - Nesta quinta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, em seu auditório, durante dois turnos, um encontro com equipes diretivas da rede municipal de ensino, para a divulgação de informes administrativos e mais uma edição do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP). O PAP tem como finalidade oferecer suporte aos professores que necessitam lidar com o temporal de janeiro através de oficinas, palestras, vivências e encontros. A palestrante foi a professora Lucineide Piccelli Pezzini, psicopedagoga e mestre em psicologia social, que procurou dar prosseguimento ao trabalho iniciado no encontro anterior, ocorrido em maio no Clube Comary.
A professora Carla Rabello, chefe do Departamento Pedagógico, faz a abertura do encontro


Abrindo o evento, a chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, professora Carla Rabello, anunciou informes administrativos e enfatizou que o encontro era voltado para o acolhimento das famílias e alunos, já que no anterior foi enfatizado o fortalecimento individual dos educadores. “O trabalho de hoje visa habilitar as equipes diretivas a acolher essas famílias e alunos que tem o desastre natural de janeiro guardado na memória, bem como dar suporte e lidar com essas lembranças”, explicou.

A professora Lucineide Pezzini apresentou, através de dinâmicas, exercícios e slides, sugestões para ajudar no reajuste ambiental onde se modificam, segundo ela, regras, valores, identidades, sonhos e habilidades para se ajustar a um mundo onde algumas coisas mudaram. “Convergir energias para outras pessoas ou outras atividades costuma requerer muita energia física e emocional e, não raro, vemos pessoas atravessando essa fase com muita dificuldade”, explicou Lucineide, lembrando ainda que a experiência de perda e pesar não está ligada apenas às pessoas que faleceram, mas principalmente a todos os sonhos, ideias e planos que não se concretizarão.
A palestrante Lucineide Pezzini fala sobre a memória e o fortalecimento individual

Para a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, esse assunto ainda não foi esgotado já que alguns reflexos do pós-trauma estão aparecendo apenas agora. “Organizamos esse encontro porque compreendemos que é muito particular o jeito com que cada um lida com essa situação e é preciso muita sensibilidade dos gestores para trabalhar com sua equipe, seus alunos e sua comunidade”, observou Magali, reiterando o compromisso da Secretaria em oferecer suporte e apoio às equipes diretivas tanto nas questões de ordem técnico-pedagógicas quanto na questão da saúde emocional dos docentes, considerando que estes aspectos são determinantes na qualidade do processo educativo.
As equipes diretivas participam das dinâmicas durante o encontro

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário