Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Seminário de Música é realizado em Teresópolis

Seminário da ABMI capacita músicos locais

Teresópolis, 31 de maio de 2011 - No último fim de semana, dias 27 e 28 de maio, Teresópolis sediou a assembléia geral e o seminário de capacitação da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI). O evento, que teve apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, reuniu na cidade músicos, produtores, representantes de empresas ligadas ao ramo da música no Brasil e, ao mesmo tempo, ofereceu um seminário de capacitação destinado ao artista local, realizado no Centro Cultural FESO Pro Arte e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com entrada franca.
 Direito Autoral foi um dos assuntos do primeiro dia do Seminário

“Além de receber empresários do ramo musical, movimentando a economia da cidade, foi a primeira vez que realizamos, aqui em Teresópolis, um seminário para informar e capacitar o produtor, autor e músico local. Um evento de grande importância, que possibilitou aos nossos artistas o acesso a informações importantes sobre os mais modernos meios de divulgação e distribuição de música. Mais um passo importante no processo de transformação cultural de Teresópolis”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
 Músicos e produtores locais participaram do evento

Com duração de dois dias, o seminário contou com seis palestras, ministradas por autoridades do ramo e executivos de grandes indústrias do mercado fonográfico. Na sexta, dia 27, estiveram em pauta os temas ‘Sociedades Autorais e o funcionamento do ECAD’, ‘Empreendedor individual’ e ‘Direitos Autorais’. Já no sábado, 28, foram abordados os assuntos ‘Modelos de distribuição física e digital’, ‘Distribuição de música pelo celular’ e ‘Sindicatos dos Músicos’. Ao fim de cada apresentação, foram realizados bate-papos entre palestrantes e público, onde os participantes puderam esclarecer as mais diversas dúvidas. Paralelamente, foi realizada também a Assembléia Geral da ABMI, junto à reunião anual ordinária da entidade, para discussão de assuntos internos.
 Ronaldo Fialho, Luciana Pegorer e Lu Guarilha

Quem participou do seminário, ficou satisfeito. “O Seminário de Música da ABMI foi muito interessante e com informações super importantes para os músicos e produtores independentes. Tivemos a oportunidade de nos informarmos melhor sobre questões como o ECAD e também sobre o empreendedor individual. Foi uma ótima oportunidade, que só tenho a agradecer. Parabéns aos organizadores”, comentou a cantora e compositora Patrícia Araújo. “Neste seminário, a classe musical teve um contato mais próximo com uma série de perspectivas do trabalho musical. Foram tratados temas importantes demais, como o caso do direito autoral e das novas tecnologias, que fazem o artista se dar conta de que ele pode estar inserido no mercado musical sim. Para mim, o evento possibilitou ao teresopolitano um mar de esclarecimentos. Brilhante”, analisou Alexandre Negreiros, diretor do Sinticado dos Músicos do Estado  do Rio de Janeiro.

Para a presidente da ABMI, Luciana Pegorer, Teresópolis tem grande potencial para a realização de eventos. “Teresópolis dispõe de bons aparelhos culturais e agentes locais com grande interesse em proporcionar o desenvolvimento cultural da cidade. O apoio da Secretaria de Cultura e da ACIAT foi fundamental para a realização do seminário e garantiu uma excelente divulgação e o envolvimento tanto de músicos quanto de empresários locais”, comentou. “Fomos muito bem recebidos. A simpatia e o empenho de todos foram fatores animadores e nos deixaram o desejo de proporcionar mais momentos como esse”, completou Luciana Pegorer.
 James Lima, da OneRPM, Mauro Scalabrin, Microservice, e Felippe Llerena, da IMusica

Crédito das fotos para Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário