Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Encerramento dos Cursos da Secretaria de Cultura de Teresópolis

Casa cheia no encerramento dos cursos da Secretaria de Cultura

Teresópolis, 18 de julho de 2011 - Foi realizada neste fim de semana, dias 16 e 17, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a festa de encerramento do 1º semestre de 2011 dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Pais, amigos e convidados lotaram o teatro da Casa para assistir a apresentação das crianças e adolescentes. No sábado, 16, se apresentaram os alunos dos cursos de música. No domingo, 17, foi a vez da apresentação dos alunos dos cursos de teatro.
Coral Infantil na Casa de Cultura

“Os cursos gratuitos estão entre as principais atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e representam uma das maiores ferramentas no processo de transformação cultural da cidade. Afinal, além de possibilitar o acesso a novos aprendizados, os cursos ainda funcionam como forma de terapia ocupacional. Isto sem falar no aspecto social do projeto, já que as aulas são isentas de qualquer tipo de taxa. A festa de encerramento, onde os alunos mostram na prática aquilo que estão aprendendo em aula, acaba sendo uma grande prestação de contas com a sociedade e, sem dúvida, motivo de grande orgulho para todos nós”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
 Trabalhos e  projetos da Secretaria de Cultura lotam a casa

Na tarde de sábado, 16, as apresentações começaram com o Coral Infantil. Com regência da professora Célia Seabra e acompanhamento do violonista Geremias Cruz, as crianças fizeram uma homenagem aos pássaros, cantando uma série de músicas que falam sobre pássaros brasileiros. Logo depois, foi a vez do Coral Municipal. Com a regência do maestro Ricardo de Oliveira e acompanhamento do pianista Márcio Pombo, o grupo fez enorme sucesso com peças como ‘Vira Virou’ e ‘Sorri’, se despedindo sob muitos aplausos e pedidos de bis.
Alunos do curso de teatro de Jeanette Albuquerque

Em seguida, se apresentaram os alunos do curso de piano, que tem como titular o professor Márcio Pombo. Foram oito performances, com repertório variado, mesclando canções nacionais e internacionais, do clássico ao pop, que encantaram o público.

Depois disso, entraram em cena os violões e cavaquinhos. Os alunos de violão do professor Jorge Péculas agradaram em cheio ao tocar ‘Velha Infância’, dos Tribalistas, e ‘Sorte Grande’, de Ivete Sangalo. Já os alunos de violão e cavaquinho, do professor Geremias Cruz, optaram por ‘Luar do sertão’, ‘Sons de Carrilhões’ e ‘Aquarela’, que ganhou de presente o coro da plateia. Por fim, os alunos do professor Marcos André, também de violão, que fizeram sucesso com ‘Asa Branca’, ‘Wave’ e ‘Trenzinho Caipira’, entre outras, surpreendendo o público com os improvisos ao final.
Coral Municipal com a regência do maestro Ricardo de Oliveira 

No domingo, 17, as atenções se voltaram para as apresentações dos alunos dos cursos de teatro, sob a orientação dos professores Mônica Botafogo, Jeanette Albuquerque e Pedro Cavalcanti. Primeiramente, se apresentaram os alunos de teatro infantil da professora Jeanette Albuquerque, que encenaram três fábulas: ‘O menino e o vento norte’, ‘O velho, o menino e o burro’, e ‘O rato do campo e o rato da cidade’. Logo depois, subiram ao palco os alunos dos cursos de Teatro e Animação e O som da Palavra.

Orientados pelas professoras Mônica Botafogo e Patrícia Araújo, os alunos encenaram ‘A ladainha das moças casamenteiras’. Encerrando as apresentações, os alunos do curso de teatro adolescente encenaram o esquete ‘Casamento na roça’, sob a supervisão do orientador Pedro Cavalcanti.

Público aplaude

Amigos, parentes e até os próprios alunos que estiveram na festa de encerramento dos cursos saíram satisfeitos. “Vim assistir minha filha e adorei. Fiquei impressionada com o desempenho e a organização. A Secretaria de Cultura está de parabéns”, comentou Geísa Rosa, mãe de Ana Christina, aluna de teatro. Integrante do Coral Municipal e irmã do cantor Ivan Lins, Lucia Lins elogiou o trabalho os projetos da Secretaria de Cultura. “Eu fico emocionada ao ver jovens se interessando por instrumentos, pela MPB. É muito interessante e gratificante. Participo do Coral, com muito orgulho, e admiro o trabalho da Secretaria de Cultura. Permitir o acesso à cultura desta forma é maravilhoso”, comentou Lucia.

alunos de violão do professor Jorge Péculas

Crédito das fotos para Cláudio Furtado 
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário