Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Caravana do Trabalho chega a Teresópolis


Caravana do Trabalho dias 23 e 24 de agosto de 2011 em Teresópolis

 Projeto itinerante emite carteira de trabalho na hora, cadastra para
vagas de emprego e oferece orientação jurídica sobre questões trabalhistas

Teresópolis, 23 de agosto de 2011 - Uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro trouxe para Teresópolis a Caravana do Trabalho.  O projeto itinerante da Secretaria Estadual do Trabalho e Renda (SETRAB) fica na cidade nos dias 23 e 24 de agosto, atendendo à população na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, no Centro, das 9h às 16h.  No local, é possível requerer a Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via), se cadastrar para vagas de emprego e receber orientações jurídicas sobre questões trabalhistas.

A caravana é uma iniciativa que vem percorrendo no Estado do Rio de Janeiro desde 1º de maio, quando se comemorou o Dia do Trabalhador. O projeto, que é itinerante, reúne um grupo de técnicos preparado para esclarecer dúvidas trabalhistas, emitir carteiras de trabalho e direcionar vagas de um balcão de empregos que reúne oportunidades em diversos setores da economia.
Para tirar a primeira Carteira de Trabalho é necessário levar uma foto 3x4, recente e em fundo branco, e um documento de identidade (RG ou certidão de nascimento). Para a segunda via, o trabalhador deve informar o número da carteira anterior; caso não possua, deverá se dirigir à Caixa Econômica Federal e pedir que seja realizada a consulta do PIS (Programa de Integração Social) para evitar futuros problemas com a aposentadoria.
De acordo com o coordenador da caravana, Lander Dantas, o projeto criado para ajudar na captação de mão de obra já realizou mais de 15 mil atendimentos em todo o Estado e as chances dos trabalhadores conseguirem integrar o quadro de funcionários das empresas são cada vez maiores. “Comparamos o perfil do candidato com o da instituição para podermos encaminhá-los ao processo de seleção. Com a Caravana do Trabalho, levamos o balcão de emprego direto a eles. Muitas vezes, uma pessoa chega para se inscrever no balcão e já sai com a carta de encaminhamento, em mãos, para uma entrevista”, declarou Lander.
Leonardo da Silva Barcelos, de 19 anos, aproveitou a oportunidade para tirar o único documento que lhe faltava. “Como o posto da SETRAB está num lugar bem central ficou mais fácil resolver essa questão”, comentou.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Roberto Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário