Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cultura nos Bairros alegra tarde em Campo Limpo-Teresópolis RJ


Cultura nos Bairros alegra tarde em Campo Limpo

Teresópolis, 29 de agosto de 2011 - A comunidade de Campo Limpo, no Segundo Distrito, recebeu neste domingo, dia 28 de agosto, a visita do Cultura nos Bairros, projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Tendo um lindo dia de sol e calor como aliado, a tarde de festa contou com inúmeras atrações, que fizeram a alegria da criançada e dos adultos também.


“Após um breve recesso por conta das férias escolares, estamos de volta com o Cultura nos Bairros. E o resultado não poderia ser melhor. O projeto segue de forma exitosa, levando arte e entretenimento por onde passa, possibilitando que as comunidades vivenciem uma tarde diferente, com muita alegria e cultura”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Realizadas na Escola Municipal Amélia dos Santos Ramos, as atividades agregaram valor à festa promovida pela própria escola, como culminância do projeto de estudo do folclore, realizado ao longo do mês de agosto. O evento contou com a participação de dezenas de estudantes, pais e amigos, além das crianças residentes em Três Córregos, alunos da Escola Nadir Veiga Castanheiras que, após a tragédia de 12 de janeiro, passaram a estudar em Campo Limpo.

As crianças da escola foram as primeiras a se apresentar. Os alunos do 4º e do 5º anos encenaram o esquete ‘O rapto da sereia’, com texto produzido por eles mesmos. Depois, foi a vez dos alunos do 2º e do 3º anos, que fizeram uma representação das lendas e tradições do folclore, apresentando personagens tradicionais do folclore brasileiro, como a Cuca, o Curupira, a sereia Iara e outros. As crianças do Pré-Escolar II optaram por interpretar a canção ‘Linda Rosa Juvenil’ e os alunos do 1º ano cantaram as lendas de Alecrim e Boi da Cara Preta.

Terminada esta etapa, tiveram início as atividades do Cultura nos Bairros. As professoras Andréa Sant’Anna e Patrícia Araújo divertiram a criançada com brincadeiras e músicas do cancioneiro popular infantil. Logo depois, os agentes culturais Thiago Hausen, Maura Ferreira, Cris Borges, Karine Biassi e Sérgio Morais encenaram o espetáculo de teatro de rua ‘João Fazendo’, que aborda a coleta seletiva e a reciclagem.

A tarde de festa teve ainda a participação do cantor Paulo Medeiros, interpretando sucessos do grupo Raça Negra, entre outras canções. O artista Ivo Malabares arrancou aplausos de adultos e crianças com sua exibição utilizando claves, pratos, bolas, etc. Representando a comunidade, a pequena Aira de Jesus Santos, aluna da Escola Estolino Peixoto, em Pessegueiros, encantou a todos com a música ‘Amar não é pecado’, de Luan Santana. Em seguida, o cantor de forró Fabricio Casimiro de Jesus, tio de Aira, deu uma canja, acompanhado por Marquinho. Outra representante da comunidade foi Milena Maciel Pimenta, que cantou músicas de repertório gospel da cantora Aline Barros.

Para a diretora da Escola Amélia dos Santos Ramos, professora Maria Helena Monteiro, o evento foi um sucesso. “A presença da equipe da Secretaria de Cultura engrandeceu em muito a nossa festa, não só pelas atividades culturais, mas pelo estímulo aos alunos. As nossas crianças têm vontade de fazer, de aprender. Mas, tudo aqui no interior é mais difícil. A Cultura trouxe um mundo colorido para as nossas crianças, mostrando vida, alegria e abrindo o horizonte dos alunos. O Cultura nos Bairros deixa claro que todos podem ter acesso à cultura. Só temos a agradecer”, comentou Maria Helena. A Escola Amélia dos Santos Ramos atende hoje a 108 alunos, do Pré-Escolar II ao 5º ano, divididos em dois turnos. O segundo turno foi praticamente criado este ano para atender aos estudantes da Escola Nadir Veiga.

Quem esteve presente, aprovou as atividades. “Soube que meu sobrinho ia se apresentar e vim. Adorei. Muito divertido”, comentou a lavradora Adriana de Lima. Rosinéia Chaves concordou. “Trouxe meu filho de quatro anos pra assistir e achei ótimo. Ele se divertiu muito. Brincou, dançou. Foi excelente”, comentou. Simone Maciel da Costa aproveitou as atividades para fazer um passeio diferente com os quatro filhos. “Não costuma ter muita coisa por aqui. Por isso, passar uma tarde assim é muito bom. Ainda mais num dia lindo desses. Foi muito legal”, elogiou.


O Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Lançado em 2009, o projeto tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Mais de 30 comunidades já foram visitadas ao longo de dois anos pelo projeto, que tem coordenação do professor Ayrton Rebello, diretor da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário