Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Equipes da Defesa Civil e de Obras e Serviços Públicos fazem vistorias no Parque do Imbuí-Teresópolis RJ


Arlei volta ao Parque do Imbuí e marca reunião mensal com moradores

Equipes da Defesa Civil e de Obras e Serviços Públicos fazem vistorias no bairro

Teresópolis, 31 de agosto de 2011 – Quinze dias depois da primeira visita ao bairro, o Prefeito Interino Arlei retornou ao Parque do Imbuí no final da tarde desta terça-feira, 30. Ele ouviu as principais demandas dos moradores e informou que, nos próximos dias, técnicos do Governo do Estado percorrerão o bairro a fim de fazer um levantamento das ações de reconstrução das áreas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro. Colocando-se à disposição da comunidade, o Prefeito assegurou que fará reuniões regulares com os moradores, sempre na última sexta-feira do mês, às 18h, na Capela de São Francisco de Assis, localizada na Praça Poeta Olegário Mariano.
Prefeito Arlei (segundo à esquerda) com o Deputado Estadual Rogério Cabral e secretários de governo em reunião com moradores do Parque do Imbuí
“A Prefeitura fez apenas a limpeza e as ações emergenciais após o desastre natural de janeiro. Já para as obras estruturais buscamos a parceria dos governos Estadual e Federal. Inclusive, esta semana assinei um documento autorizando o Governo do Estado a receber as verbas repassadas ao município pela União, a fim de iniciar as obras de recuperação da cidade, como contenção de encostas e construção de pontes. Já as obras das casas populares, na Ermitage, terão início até novembro”, anunciou Arlei.

Acompanharam a reunião o Deputado Estadual Rogério Cabral, os Vereadores Mandinho e Paulinho Carvalho, os secretários municipais Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil) e José Maria Rodrigues (Governo), os subsecretários Tião Correa (Obras e Serviços Públicos) e Jaime Medeiros (Meio Ambiente e Defesa Civil) e o Presidente da Associação das Vítimas das Chuvas de Teresópolis (Avit), Jorge Henrique Ramos de Mattos.
Equipe da Defesa Civil e moradores vistoriam queda de encosta na Estrada das Cacatuas
Durante o encontro, o Deputado Rogério Cabral disse que, como integrante da CPI da Região Serrana na Assembleia Legislativa, vem acompanhando a situação dos sete municípios atingidos pelas chuvas de janeiro. “Parabenizo a organização dos moradores do Parque do Imbuí. Este é o momento de todos apoiarem o Prefeito Arlei, para que ele possa trabalhar e resgatar a credibilidade do município”.

Morador há 33 anos no Parque do Imbuí, Hilton Machado enalteceu a visita de Arlei e equipe de governo ao bairro. “Pela primeira vez, após o temporal, representantes do Executivo Municipal vieram conversar conosco. A comunidade agradece e espera que os políticos tomem a nossa defesa”. Outro morador, Danilo Schinke, concordou. “O Prefeito Arlei teve a boa vontade de vir ao Parque do Imbuí, com seus secretários, para ouvir os moradores e ver os nossos problemas de perto”.

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, informou que a Defesa Civil possui um mapeamento de todas as áreas atingidas pelo desastre natural de janeiro, e que mostra a real situação das comunidades afetadas. “A Prefeitura vem investindo na formação de agentes comunitários que vão auxiliar na divulgação das mensagens do Sistema de Alerta e Alarme que será instalado no município. Inicialmente, esse treinamento está sendo levado a dez comunidades. No Parque do Imbuí, a Prefeitura planeja a instalação de um núcleo comunitário de Defesa Civil”, anunciou. O objetivo é orientar e capacitar a comunidade para que, em caso de acidentes, os voluntários façam o primeiro atendimento até a chegada da Defesa Civil.

Vistorias no bairro
Antes da reunião, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e o Subsecretário de Obras e Serviços Públicos, Tião Correa, percorreram várias ruas do Parque do Imbuí, junto com moradores. Foram feitas novas vistorias dos principais problemas após o temporal de janeiro. Contenção de encostas, desobstrução e limpeza do Córrego do Imbuí, que corta o bairro, obras de drenagem e manilhamento e recuperação de vias públicas com recomposição de paralelos são as principais demandas. 
Trecho da Estrada da Gruta também aguarda obra de contenção de encosta por parte do Governo do Estado

Ao constatar que a Escola Isabel Rita da Veiga continua funcionando apenas no turno da manhã, o Prefeito Arlei determinou à Secretária de Educação, Neli Pampillón, que o problema seja resolvido imediatamente.

Atendendo ao pedido da moradora Vânia Borcardi, Arlei orientou que seja feita a recomposição de paralelos no entorno da Praça Poeta Olegário Mariano, para reduzir a poeira que obriga os moradores a manterem as suas casas sempre fechadas.
Trecho da Estrada Grande Circuito que cedeu aguarda intervenção do Governo do Estado

De acordo com levantamento da Defesa Civil, o Parque do Imbuí tem 46 casas com laudo de interdição permanente para avaliação da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro).

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário