Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Inaugurado Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano em Teresópolis

Prefeitura inaugura Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano

Teresópolis, 4 de agosto de 2011 – A Prefeitura inaugurou, nesta quinta-feira, 4, o Centro de Lactação de Teresópolis e o Posto de Coleta de Leite Humano do município. A conquista marca a Semana Mundial da Amamentação 2011 na cidade, comemorada na primeira semana de agosto. Montado com recursos captados pela Prefeitura de Teresópolis através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão, o posto está instalado no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea. No local será estocado o leite materno destinado a bebês prematuros e recém-nascidos de risco internados nos hospitais da cidade.
 Juliana Veríssimo, madrinha da campanha de amamentação, e o filho Lucas

“Estudos comprovam a importância do leite materno para a saúde dos bebês e apontam, entre as vantagens, a prevenção de doenças, contribuindo, por exemplo, para a queda do número de mortalidade infantil. A OMS preconiza que as crianças devem ser alimentas exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade e até os dois anos em complemento. O Centro vai apoiar e orientar as mães que tenham alguma dificuldade ou dúvidas sobre a amamentação e o Posto de Coleta vai ajudar a suprir a demanda de leite materno no município”, afirmou o Secretário de Saúde, Acyr Pires Aguiar.
Posto de Coleta de Leite Humano é inaugurado em Teresópolis

Na ocasião, a chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, a pediatra Maria da Conceição Salomão, falou sobre os nutrientes contidos no leite materno e explicou como será o funcionamento do Posto de Coleta. “As mães podem vir ao Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, se cadastrarem como doadoras. Elas receberão todas as instruções para a coleta e também poderão ter ajuda das enfermeiras para isso. O leite será disponibilizado depois de processado, qualificado e pasteurizado no Instituto Fernandes Figueira, do Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”.
Enfermeira explica procedimento para doação do leite

Madrinha da campanha em Teresópolis, Juliana Veríssimo da Silva, que tem um filho de cinco meses, foi a primeira doadora do Posto e participou da inauguração. “O Centro e o Posto de Coleta representam uma conquista para as famílias da cidade, pois vão ajudar os bebês a crescerem com mais saúde. É gratificante saber que vou ajudar a quem precisa”, comentou a dentista.

O Centro de Lactação conta com a colaboração de importantes parceiros, como o Rotary Clube de Teresópolis, a empresa Adal, o estabelecimento Residencial da 3ª Idade e a profissional de saúde Fany Garcia, que disponibilizaram parte do mobiliário e auxiliaram na adaptação do espaço. Para se cadastrar como doadora basta comparecer ao Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, das 8h à 18h. O telefone para mais informações é (21) 2742-7940.
Secretário de Saúde, Dr. Acyr Pires, Drª Conceição Salomão e a madrinha da campanha de amamentação, Juliana Veríssimo, na inauguração do Centro de Lactação

Semana da Amamentação

A programação da Semana da Amamentação também conta com diversas atividades de apoio e promoção, como palestras debate, jogos e exibição de vídeos educativos, nas unidades de saúde. O tema do município é ‘Na arte de comunicação, a amamentação é D+’, que busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores da sociedade como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.
O encerramento da campanha acontece nesta sexta-feira, 5, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura. O evento contará com palestra sobre o tema ‘Papel social dos bancos de leite humano’, com Franz Reis Novak, chefe do Serviço de Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira. O depoimento de Juliana Veríssimo da Silva, eleita madrinha da campanha em Teresópolis, apresentação da cantora Pâmela Rezende Bravo e o Balé dos Bebês encerrarão a programação.

Fotos – Créditos para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário: