Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Medicamentos vencidos.Pouca vergonha em Teresópolis!


Arlei manda apurar responsabilidades sobre medicamentos vencidos
e anuncia regularização da farmácia básica

Teresópolis, 24 de agosto de 2011 – O Prefeito Interino Arlei de Oliveira Rosa determinou uma rigorosa investigação para apurar responsabilidades em relação à descoberta de caixas de medicamentos com data de validade vencida em um depósito improvisado na Secretaria Municipal de Saúde. A sala foi lacrada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública, no Rio de Janeiro, que deu início à investigação.

Os remédios foram apreendidos na tarde desta quarta-feira, 24, e serão encaminhados para perícia tendo em vista a abertura de inquérito. A ação dos agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Monteiro de Sant’Anna, pelo Subsecretário Hamilton Galdino e pelo Subprocurador Judicial Leonardo de Mello Machado, da Procuradoria Geral do Município. Na próxima quarta-feira, dia 31, o atual Secretário de Saúde de Teresópolis vai prestar depoimento na delegacia especializada.

“A ordem é averiguar a situação, identificar se os remédios foram comprados com recursos públicos ou se são provenientes de doações para vítimas da tragédia que atingiu Teresópolis em janeiro, e responsabilizar os culpados”, disse o Secretário de Saúde. Sobre a falta de medicamentos na farmácia básica do município, foi determinada a aquisição dos remédios para que, dentro de aproximadamente 20 dias, os postos de saúde estejam abastecidos para atender a população. A farmácia básica é composta por cerca de 110 itens. São medicamentos que tratam as doenças que mais acometem a população, como hipertensão, diabetes, asma e rinite. O Ministério da Saúde faz o repasse da verba para estados e municípios comprarem esses remédios.

De acordo com o Secretário de Saúde Carlos Otávio Monteiro de Sant’Anna, que assumiu o cargo na última segunda-feira, 22, foi solicitada a abertura de sindicância administrativa a fim de apurar os fatos. Segundo ele, entre os remédios com validade vencida, os policiais também encontraram uma caixa de medicamentos com vencimento em agosto, além de várias amostras grátis, o que indica que podem ter sido provenientes de doação. “A determinação do Prefeito Arlei é que seja feita uma investigação rigorosa, com transparência e de portas abertas para que o Ministério Público e os órgãos de controle e fiscalização acompanhem as apurações”.
Secretário de Saúde Carlos Otávio acompanha apreensão de remédios por policial da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário