Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reestruturação da saúde em Teresópolis é tema de reunião entre Secretário Estadual Sérgio Côrtes e Prefeito Arlei

Reestruturação da saúde é tema de reunião entre Secretário Estadual Sérgio Côrtes e Prefeito Arlei


Encontro reuniu diretores dos três hospitais da cidade

Teresópolis, 19 de agosto de 2011 - O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve em Teresópolis nesta sexta-feira, dia 19, onde se reuniu com o Prefeito Interino do município, Arlei de Oliveira Rosa. A pauta do encontro foi o estabelecimento de um plano de ações de curto e médio prazo para a reestruturação do sistema de saúde em Teresópolis, a recontratualização dos hospitais e o co-financiamento da saúde. Também foi formado um grupo de trabalho para reavaliar o sistema de administração da UPA que, por sugestão de Côrtes, deveria ser gerida em conjunto pelos hospitais da cidade, com melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Participaram da reunião os vereadores Dr. Carlão, Ademir Enfermeiro, Dra. Claudia Lauand, Marcelo Oliveira e Paulinho Carvalho, além de secretários da equipe do governo municipal e da Secretaria Estadual de Saúde.

Na última quarta-feira, o Prefeito Interino Arlei esteve no Rio de Janeiro com o Secretário Sérgio Côrtes, onde ficou estabelecido que uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde começaria, já no dia seguinte, a fazer um levantamento das três áreas prioritárias da saúde de Teresópolis: vigilância em saúde, atenção básica e atenção hospitalar de urgência e emergência. “O Prefeito Arlei tem se mostrado extremamente preocupado e comprometido com as mudanças dos rumos da saúde na cidade”, disse Côrtes.

Diretores das unidades hospitalares Beneficência Portuguesa, São José e Hospital das Clínicas também participaram do encontro. “Pela primeira vez um gestor do município nos dá a oportunidade de participar de uma reunião com o Governo do Estado para debater a saúde de Teresópolis. O Prefeito Arlei conseguiu algo novo: reunir o Estado com os prestadores de serviço do nosso município”, elogiou Luis Eduardo Tostes, Reitor do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos).

Segundo o Secretário Estadual, Teresópolis possui uma estrutura hospitalar invejável. “Poucos municípios têm uma estrutura hospitalar tão organizada. Temos que parabenizar os três hospitais. Tenho certeza que teremos o comprometimento deles para que não tenhamos nenhum problema na assistência da população teresopolitana e também da região”.

Já na próxima segunda-feira, dia 22, será montado um grupo de trabalho, com representantes dos três hospitais, para que o atendimento hospitalar da cidade seja melhor organizado. “Os três principais prestadores hospitalares devem dar continuidade a um processo de muitos anos, prestando um serviço de excelência à população. Peço à direção dos hospitais que continuem prestando essa assistência. Vamos trabalhar com os poucos recursos que temos, tentando buscar mais verbas”, falou o Secretário de Estado, ressaltando que seu papel será o de mostrar à gestão municipal onde há novas fontes de recursos.

Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H

Na ocasião, observando as dificuldades e a insatisfação da população em relação ao atendimento da UPA, Côrtes sugeriu que uma das três instituições hospitalares de Teresópolis administrasse a unidade. “Essas instituições têm potencial para administrar a UPA. Com isso, não há a necessidade de se contratar uma quarta empresa e nem de se fazer mais um repasse financeiro”, disse. O Secretário sugeriu que seja estabelecido um prazo para que os hospitais apresentem suas propostas. 

“É muito importante a presença do Secretário Sérgio Côrtes em Teresópolis. Vamos conversar com o Hospital São José, o Hospital das Clínicas e a Beneficência para discutirmos a questão da UPA. Eu acredito que a população espera que uma dessas três instituições assuma a administração da unidade, para dar mais dignidade, respeito e atenção ao povo, os tratando com mais cuidado. Toda a população teresopolitana tem que ser muito bem tratada”, sentenciou Arlei.

Postos de Saúde da Família - PSFs

A atenção básica da saúde, no que diz respeito aos PSFs, também foi um assunto destacado durante o encontro. A Secretaria Estadual de Saúde iniciou, na última quinta-feira, dia 18, um trabalho no município para que seja avaliada a questão dos PSFs e dos profissionais e agentes comunitários atuantes, como enfermeiros, psicólogos e médicos que trabalham nos postos. “Não existe saúde só pensando em hospital. É fundamental que a rede de atenção básica e de promoção e proteção à saúde e prevenção de doenças seja restabelecida e organizada o mais rápido possível”, esclareceu Côrtes.

Remédios

A Prefeitura Municipal está fazendo um levantamento sobre os medicamentos que estão faltando. Uma equipe do Estado está dando suporte para que a administração municipal faça o diagnóstico sobre a questão da farmácia básica. “O Prefeito assumiu há poucos dias e é muito difícil fazer esse diagnóstico de forma isolada. Esse levantamento deve ser feito de maneira bastante responsável. Se, realmente, a farmácia básica não possuir os medicamentos necessários, a Prefeitura tem mecanismos para fazer essa aquisição e suprir tais faltas”, explicou o Secretário Estadual de Saúde.

Prestação de contas

O Governo Municipal tem uma pendência e já foi solicitado ao Prefeito Interino Arlei a prestação de contas dos recursos repassados pela Secretaria Estadual de Saúde à Secretaria Municipal na época da tragédia que acometeu a região serrana. “Essa prestação de contas é importante para que não tenhamos nenhum problema em novos repasses para a Prefeitura Municipal. Arlei, que assumiu a Prefeitura há poucos dias, está buscando dados sobre a utilização dos recursos, mas não está sendo fácil”, analisou Côrtes.

Diagnóstico

O Governo do Estado vai traçar um balanço geral de como está a gestão da saúde em Teresópolis, dando um apoio técnico ao município. Desde a última quinta-feira, juntamente com a Prefeitura, membros da equipe da Secretaria Estadual de Saúde estão fazendo o levantamento e a análise de todos os setores, com a criação de um grupo de trabalho e visitas para a futura elaboração de um diagnóstico.
Atenção básica, rede de atendimento, saúde da família, UPA, hospitais de média e alta complexidade, laboratórios, medicamentos, vigilância em saúde e materiais hospitalares são os setores que serão analisados pelo Estado.
“Eu acredito que a solução para a saúde de Teresópolis está muito próxima. Temos que ter competência em resolver todas as pendências e o Governo do Estado vai ajudar o município a se reorganizar”, finalizou o Secretário Sérgio Côrtes.

Texto: Fabiana Fuchs e Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário