Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sábado,13 é dia de vacinação contra pólio, 2ª dose

Sábado é dia de vacinação contra pólio
Meta é imunizar 10.600 crianças em Teresópolis

Teresópolis, 10 de agosto de 2011 – Pais e responsáveis devem estar atentos, pois a Secretaria de Saúde de Teresópolis realiza neste sábado, 13 de agosto, a 2ª etapa da campanha de vacinação infantil. A meta é imunizar 10.600 crianças de zero a cinco anos incompletos contra a poliomielite. Para facilitar o acesso da população alvo da campanha, a Prefeitura vai disponibilizar 35 postos, entre postos fixos e volantes, na cidade e no interior, que estarão funcionando das 8h às 17h. Deverão ser apresentadas as cadernetas de vacinação.
“No sábado, estaremos aplicando a 2ª dose da vacina contra pólio, portanto todas as crianças entre zero e cinco anos incompletos devem ser imunizadas. Este reforço da vacina é importante. Além disso, os pais devem levar a carteira de vacinação para que, se preciso, sejam atualizadas outras vacinas”, explica a Chefe do setor de Imunização, Daurema Docasar. De acordo com Daurema, não haverá vacinação contra sarampo porque o município já atingiu a meta de imunização em campanha anterior. 

Prevenção
Vacinar as crianças é importante porque a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, transmitida por vírus. Na maioria das vezes a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. O Brasil está livre da pólio desde 1989. No entanto, o número de casos em outros países vem aumentando, por isso é importante a prevenção.

Postos
Os postos fixos de vacinação para pólio funcionarão nas seguintes unidades de saúde do município: Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil (Várzea), Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Hajje e Cemusa (São Pedro); nos PSFs do Rosário, Perpétuo, Pimenteiras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Granja Florestal, Meudon, Granja Guarani, Araras, Fonte Santa, Venda Nova e Vargem Grande; e nas unidades básicas de Granja Florestal, Pessegueiros, Volta do Pião, Albuquerque, Bonsucesso, Vieira e Água Quente.

Escolas:Também funcionarão postos de vacinação nas escolas municipais Mariana Martuchelli (Independente de Mottas), José Gonçalves da Silva (Caleme), Amélia dos Santos Ramos (Campo Limpo), Serra do Capim, José Alves Ferreira (Santa Rosa), José Duarte Magalhães (Prata dos Aredes), José Guarilha Jr. (Sebastiana), Laura da Conceição Damasio (Vale Alpino) e Paulino Custódio de Rezende (Canoas).

Postos volantes:Os postos volantes estarão na Feirinha de Teresópolis, no Alto, na Posse, e no interior do município, nas localidades de Andradas, Cruzeiro e Santa Rita, Gamboa e Ponte Nova. Além disso, haverá vacinação na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário