Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Secretaria de Educação oferece cursos e oficinas gratuitos em Tecnologia de Educação em Teresópolis

Secretaria de Educação oferece cursos e oficinas gratuitos em Tecnologia de Educação


Teresópolis, 24 de agosto de 2011 - Estão abertas até o dia 1° de setembro, na Secretaria Municipal de Educação, as inscrições gratuitas para diversos cursos e oficinas oferecidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM), que foi homologado em novembro de 2009 pela Diretoria de Infraestruturaem Tecnologia Educacional, da Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação (MEC). Os cursos visam sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao cotidiano pedagógico escolar. 

Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, o trabalho do Núcleo é desenvolver um programa de formação continuada, organizado no formato de cursos, oficinas e eventos gratuitos para os educadores de Teresópolis, alunos do curso de formação de professores e alunos dos cursos de licenciatura e pedagogia, procurando sensibilizá-los e prepará-los para o uso pedagógico das TICs de forma autônoma e independente. “O NTM é um espaço aberto ao professor para estudo, pesquisa e acesso à internet. Contamos com um laboratório de informática, oficina técnica e de animação, além de um pequeno espaço para biblioteca e estudo”, explicou a Secretária.


Para o professor Gustavo Sulzer Roquette, Coordenador do NTM, as Tecnologias de Informação e Comunicação já fazem parte do cotidiano dos alunos. Portanto, o professor que incorpora a linguagem das tecnologias à sua prática educativa está mais próximo da realidade do seu aluno e do sucesso educacional. “No NTM Teresópolis levamos o professor a entender o computador como uma poderosa ferramenta pedagógica, que deve ser adaptada e usada para servir ao crescimento educacional em nosso município”, explica Gustavo.
Secretária de Educação Neli Pampillón, que mantém três blogs e um web site na Internet, acredita na importância do uso da tecnologia na Educação



Os cursos e oficinas gratuitas oferecidas pelo NTM são:

Oficina 1: Conhecendo o Linux Educacional - Dia/Hora: Segundas-feiras – 8h30 às 11h30 / Data de início: 5 de setembro de 2011 - Este curso vem contemplar a necessidade de abordar e ambientar os profissionais da educação no uso do Sistema Linux Educacional e do BrOffice Writer. Apresentamos o Sistema Linux Educacional para o seu uso como ferramenta pedagógica, elevando a importância dos aplicativos constantes em seu Sistema Operacional no sentido de garantir a utilização do computador como ferramenta pedagógica.

Oficina 2: Blog - Dia/Hora: Segundas-feiras – 14h30 às 17h30 / Data de início: 5 de setembro de 2011 - O blog cria um contexto de comunicação mediada por computador para expressão individual e interações colaborativas no formato de narrativas e diálogos. Os espaços de escrita eletrônica podem ampliar a motivação e ensinar habilidades do mundo real. Na escola os blogs podem servir a vários fins:
• Criação de um jornal online;
• Divulgação de atividades;
• Apoio a um eixo de trabalho (ou mesmo a uma disciplina);
• Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
• Divulgar estudos realizados pelos alunos;
• Desenvolver a curiosidade tecnológica;
• Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
• Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos; 
• Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções.

Oficina 3: Iniciação do Uso do computadorDia/Hora: Terças-feiras – 8h30 às 11h30 / Data de início: 6 de setembro de 2011 - Este curso visa apresentar o universo dos recursos tecnológicos ao educador que ainda não tem o domínio mínimo no manejo de computadores e internet.

Oficina 4: WebQuest - Dia/Hora: Turma 1: Terças-feiras – 14h30 às 17h30 / Turma 2: Quintas-feiras – 18h às 20h / Data de início: 6 de setembro e 8 de setembro de 2011 - A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet, com critérios e perguntas especificadas pelos professores. Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região. Desse modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.

Oficina 5: HQ, TuxPaint e Gcompris - Dia/Hora: Quintas-feiras – 8h30 às 11h30 / Data de início: 8 de setembro de 2011 - São ferramentas educacionais voltadas à educação infantil e ao primeiro segmento do Ensino Fundamental. O programa HagáQuê foi desenvolvido para facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança. Através do desenho e o texto em linguagem direta, os alunos podem trabalhar os recursos lingüísticos de forma agradável e persuasiva. O Tuxpaint é um software de desenho voltado para o público infantil. Sua interface agradável e de fácil utilização proporciona ao usuário infantil um ambiente excelente para os primeiros passos no mundo da informática. Com o TuxPaint, as crianças poderão desenvolver competências no uso do mouse, cores, formas, textos entre outros. GCompris é uma suíte de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional.

Oficina 6: Oficina de Animação - Dia/Hora: Turma 1: Quartas-feiras – 14h30 às 17h30 / Turma 2: Sextas-feiras – 8h30 às 11h30 / Data de início: 14 e 9 de setembro de 2011 - O curso pretende apresentar aos professores o potencial educacional da linguagem da animação e possibilitar sua utilização em sala de aula. O professor que participar desta oficina estará preparado para utilizar o Sistema MUAN (Manipulador Universal de Animação) e criar filmes animados com seus estudantes para o Criacine.

Oficina 7: Calc - Dia/Hora: Quintas-feiras – 14h30 às 17h30 / Data de início: 8 de setembro de 2011 - O Calc, assim como o Excel, é um programa de planilha eletrônica que permite ao usuário realizar cálculos rapidamente. Um programa de planilha está para uma calculadora assim como um processador de texto está para uma máquina de escrever. Sua função é basicamente fazer cálculos, desde os mais simples até aqueles que envolvem cálculos mais complexos, mas apresenta muito mais recursos do que uma simples calculadora. Na escola esse é um recurso que pode ser utilizado para o controle de notas e freqüências dos estudantes, tornando desnecessária a atividade de cálculo manual de médias e porcentagens de frequência. Também é um excelente recurso para a criação de tabelas e gráficos, facilitando o controle e a visualização de importantes informações da escola.

Curso 1: Formação pela Escola – Módulo “Controle Social para Conselheiros” -Dia/Hora: Segundas-feiras – 18h às 22h / Data de início: 12 de setembro de 2011 - Neste módulo, abordaremos o tema acompanhamento e controle social em relação às políticas públicas educacionais, que trata diretamente de questões relacionadas com o exercício da cidadania e da atuação do conselheiro. O controle social é a participação da sociedade no acompanhamento e na verificação da execução das políticas públicas, avaliando objetivos, processos e resultados. Pode ser exercido diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada, ou pelos conselhos de políticas públicas. A carga horária do curso é de 40 horas, sendo 8 horas presenciais (dois encontros de 4 horas cada) e 32 horas à distância (atividades realizados online). O “Formação pela Escola” é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (MEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e pelo NTM Teresópolis.
*Conforme especificação do FNDE, este curso só será aberto com, no mínimo, 25 alunos inscritos.

Curso 2: Elaboração de Projetos - Dia/Hora: Quartas-feiras – 18h30 às 21h30 / Data de início: 14 de setembro de 2011 -  Trata-se de um curso de capacitação na área de tecnologia educacional.  O “Elaboração de Projetos” é promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado (MEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e pelo NTM Teresópolis. O objetivo é propiciar aos gestores, orientadores pedagógicos e professores de escolas públicas (estaduais ou municipais) o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. O curso é semipresencial, com duração de 40h (sendo 24h presenciais e 16h à distância) e é constituído em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso, ou seja, o aluno-professor executará o projeto durante o curso.
*Conforme especificação do MEC, este curso só será aberto com, no mínimo, 35 alunos inscritos.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. Olá, Marcelo gostei muito de seu texto, e gostaria de saber se seria possivel vc me enviar algum material nessa área, pois tenho que desenvolver uma oficina em tecnologias da educação em minha regional de ensino. Não sei se vc conhece o Projeto UCA (Um Computador por Aluno), é nesta área que pretendo desenvolver essa oficina, se for possível me ajudar ficrei muito grato.
    e-mail para contato: claudoneineves@hotmail.com

    ResponderExcluir