Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Secretário de Cultura de Teresópolis visita projeto Saci Tererê


Secretário de Cultura visita projeto Saci Tererê

Teresópolis, 18 de agosto de 2011 - O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e a gestora cultural, Cléo Jordão, estiveram na última sexta-feira, 12 de agosto, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no Meudon, onde funciona o projeto e ponto de cultura ‘Saci Tererê’, uma das ações da ONG Instituto Oca. Durante a visita, os dois gestores assistiram aos ensaios da peça ‘Seria Sereia’, criada e encenada pelas crianças atendidas na oficina de construção cênica do ponto de cultura.

“É um belíssimo trabalho, que merece aplausos não só pelas atividades culturais em si, mas também por socializar as crianças e adolescentes atendidos. A visita foi muito importante para estreitarmos ainda mais a relação com a equipe do Saci Tererê, visando, inclusive, o desenvolvimento de projetos conjuntos”, avaliou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

O projeto Saci Tererê foi criado em 2004 e transformou-se em ponto de cultura há um ano, recebendo, desde então, subsídios da Secretaria de Estado de Cultura para a realização das atividades. No local, são atendidas cerca de 40 pessoas, entre crianças e adolescentes das comunidades do Meudon, Jardim Meudon, Vale da Revolta e Coreia.

As atividades acontecem duas vezes por semana, terças e sextas-feiras, quando os integrantes participam de oficinas de escrita, construção cênica, música e jogos interativos, comandadas pela coordenadora geral do Saci Tererê, a psicanalista Maritza Garcia; pela pedagoga e arte educadora do Instituto Oca, Simone Barbosa – responsável pela orientação pedagógica das ações e pela oficina de construção cênica , e pela professora de canto popular Jackie Hecker, coordenadora da oficina de música.

A culminância desta etapa do projeto será a apresentação da peça ‘Seria Sereia’, a ser encenada no dia 30 de outubro, no Teatro do Sesc. Aliás, a partir da peça, está sendo criado também um livro com um jogo interativo, baseado no texto criado pelas crianças, e que deve estar pronto em abril do ano que vem.

“Nosso maior prazer é ver o resultado positivo das nossas ações. Ver a participação das crianças, a mudança de comportamento, o comprometimento e até a melhora no convívio familiar. Já temos um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que nos cede o espaço, e agora vamos trabalhar a parceria com a Secretaria de Cultura, o que vai fortalecer em muito as nossas ações”, comentou Maritza Garcia. Um dos resultados do encontro foi o acesso ao Teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, que será utilizado para os ensaios finais das crianças. “Será maravilhoso possibilitar que eles tenham esta vivência, de saber e perceber o ambiente do teatro”, completou a coordenadora.

Texto e fotos: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário