Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sinal digital da Record deve chegar a Teresópolis em 2012


Sinal digital da Record deve chegar a Teresópolis em 2012

Emissora estuda melhor canal para implantar o sistema no município

Teresópolis, 31 de agosto de 2011 – O Gerente de Expansão e Rota da Rede Record, Miguel Rocha, esteve em Teresópolis nesta quarta-feira, 31 de agosto, para uma reunião com o Subsecretário de Ciência e Tecnologia, Wilson Tadeu Vianna, e o secretário-executivo da pasta, Marcelo Vieira. O encontro teve como pauta a instalação do sinal digital da emissora no município. A empresa estuda a melhor forma de enviar o sinal para a cidade e a expectativa é que o sistema esteja funcionando a partir de 2012.

De acordo com Miguel Rocha, a Record já está realizando internamente a troca do sinal analógico pelo digital, mas a conversão externa depende de diversos fatores, como a topografia das cidades, compra de equipamentos e autorizações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

“A instalação da tecnologia digital é um assunto que deve ser tratado conforme as características de cada Estado, cada município. Em todo o Estado do Rio, há muitas montanhas e isso dificulta a transmissão do sinal. Mas, a TV estuda a melhor possibilidade de trazer o sistema para Teresópolis. Além disso, há o custo dos equipamentos, em sua maioria importados, e as autorizações perante o Ministério das Comunicações. Neste quesito, vamos precisar da articulação política da Prefeitura”, explicou o engenheiro.

Wilson Tadeu Vianna ressaltou que o Secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Ribeiro, já trabalha para que as autorizações sejam concedidas. “Estamos em contato permanente com a Anatel para nos interarmos sobre os trâmites legais para a concessão das autorizações. A Prefeitura ajudará no que for necessário para que o sinal digital voltado para canais abertos de TV chegue a Teresópolis o mais breve possível”, frisou Tadeu.

Segundo o Gerente de Expansão e Rota da Record, a intenção da empresa é instalar em Teresópolis um equipamento que continue a gerar o sinal analógico e inicie a transmissão digital da TV Record, canal aberto, e Record News, canal fechado. “A nossa expectativa é de que, dentro de seis meses, tenhamos terminado os estudos de viabilidade do projeto para, a partir daí, iniciarmos a fase de implantação do sistema. A previsão é de que essa tecnologia chegue a Teresópolis no ano que vem”, afirmou Miguel Rocha.

TV Digital

O sistema digital é uma tecnologia de transmissão dos sinais de televisão, com melhoria na qualidade da imagem e do som. Através dessa inovação também é possível maior interatividade entre o telespectador e a emissora, ou seja, o consumidor pode ter acesso a informações sobre a programação e outros serviços oferecidos pelos canais de televisão.

No Brasil, a estreia da TV Digital ocorreu em dezembro de 2007 e o padrão escolhido pelo Governo Federal foi o japonês. Na prática, isso quer dizer que a TV digital no país é compatível com a tecnologia atualmente utilizada no Japão. As transmissões começaram por São Paulo e devem ser estendidas para o resto do país progressivamente. O governo brasileiro espera que, até dezembro de 2016, o sinal digital substitua o analógico no país.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário