Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1º Encontro de Fotografia em Teresópolis neste sábado

1º Encontro de Fotografia neste sábado

Teresópolis, 15 de setembro de 2011 - Neste sábado, 17 de setembro, será realizado, das 18h às 22h, no Teatro Municipal, no segundo piso da Prefeitura, o 1º Encontro de Fotografia de Teresópolis. Com entrada franca, o evento é uma realização da Visão 3, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

O encontro contará com exposição e palestras sobre o tema, ministradas pelos fotógrafos Severino Silva, João Roberto Ripper, Guillermo Planel e Ratão Diniz, especialmente convidados para o evento.

“Teremos em Teresópolis grandes profissionais da área, num encontro destinado a fotógrafos e também a amantes da fotografia e interessados de modo geral. Mais um ponto positivo para a cultura em Teresópolis e que reforça a bem sucedida parceria entre poder público e sociedade civil. Vale a pena conferir!”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Sobre os palestrantes

Severino Silva - repórter fotográfico há 23 anos, atualmente trabalha no Jornal O Dia. Tem passagens por diversos órgãos da imprensa carioca, como O Globo, O Povo, O Fluminense e A Notícia, além de trabalhos publicados nos principais veículos da imprensa nacional e estrangeira. Premiado com medalha de bronze pelo Interpress Photo International, em 1982, e com medalha de bronze no Nikon International Photo Contest, também em 1982, além do primeiro lugar no Prêmio Líbero Badaró, em 1997.

João Roberto Ripper - fotógrafo e fundador do Programa Imagens do Povo. Começou a trabalhar como fotojornalista aos 19 anos. Passou pelos jornais Última Hora, Estado de São Paulo e O Globo, entre outros. Em 1974, fundou a Agência Fotográfica F4. A partir de 1990, estabeleceu uma articulação mais estreita do trabalho documental, com atuação na área de Direitos Humanos. Junto com outros fotógrafos, fundou a Agência Imagens da Terra, cobrindo temáticas sociais em diversas viagens pelo Brasil durante 10 anos. Em 2004, fundou o programa Imagens do Povo, projeto realizado pelo Observatório de Favelas, na Maré. Entre seus trabalhos referenciais estão Trabalho Escravo, Trabalho Infantil, Índios do Mato Grosso do Sul e Mulheres entre Luzes e Sombras.

Guillermo Planel - Fotógrafo carioca com inúmeros trabalhos realizados para a imprensa nacional. É autor do documentário Abaixando a Máquina, que aborda a ética no fotojornalismo.

Ratão Diniz – Fotodocumentarista com diversos trabalhos autorais. Ao lado de João Roberto Ripper, também atua no Observatório de Favelas, com trabalho social voltado para as crianças.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário