Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

7º Cultura de Raiz de 2011 em Teresópolis RJ

Música e animação no 7º Cultura de Raiz de 2011


Teresópolis, 5 de setembro de 2011 - Uma manhã ensolarada marcou neste domingo, 4 de setembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a 7ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2011, projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Após um mês de intervalo – em agosto, o evento foi cancelado em virtude do falecimento do então Prefeito em exercício Roberto Pinto –, o Cultura de Raiz voltou com força total, mostrando ao público a arte da cultura popular. Ao longo de quatro horas, foram mais de 20 apresentações, com muitos artistas e os mais variados instrumentos, que agitaram e encantaram a plateia.
Borginhos, Cilene Dantas e José Dantas

“Mais do que nunca, o Cultura de Raiz se consolida como um projeto de êxito, que resgata a genuína música do homem do campo e revela mais e mais talentos a cada edição. Tivemos um mês de intervalo e nem isso esfriou o programa. Ao contrário. O público prestigiou e os artistas deram seu recado, com apresentações diversificadas e de qualidade. Em outubro, tem mais”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, lembrando que o próximo Cultura de Raiz está marcado para o dia 2 de outubro.
Edson, Moacir e Wenderson Rosa

Paulo Medeiros e Vera Boccard

Com formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça, o encontro teve como apresentador o engenheiro agrônomo Beto Selig, que aproveitou a ocasião para se despedir do público. Ele ficará afastado do programa por dois meses para se dedicar aos cuidados com a produção rural do Terceiro Distrito e agradeceu pelo carinho recebido até hoje em todos os encontros.
Coral da Univerti FESO

Gustavo Agostini e Emma, com Ayrton Rebello ao fundo
Em termos de atrações, não faltaram artistas para alegrar a manhã de domingo. O sanfoneiro Adão Curió da Viola abriu o programa, acompanhado de Daniel Vieira, com música de Teixeirinha. Wanda Pinheiro entrou em seguida, apresentando repentes sobre a natureza e a tragédia de 12 de janeiro, e ainda cantou sucessos como ‘Diga que eu mando um alô’, de Cely Campelo.
Seu Timbira e sua trupe

Casa cheia no 7º Cultura de Raiz

Em quase quatro horas de apresentações, destaque para Edmar Santos, que agradou em cheio com ‘Dengo’, de Daniel, e foi muito aplaudido. “É um prazer estar aqui novamente. Só tenho a agradecer à Secretaria de Cultura pela oportunidade aberta aos artistas com este projeto”, comentou. Vera Boccard recitou a poesia ‘Amor’, de Lucas Castilho, e em seguida cantou ‘Atração Fatal’, ao lado de Paulo Medeiros. José Dantas e Cilene Dantas animaram o público com muito forró, como ‘Bate Coração’, de Elba Ramalho, e ‘Pedras que cantam’, de Fagner, tendo a participação especial de Borginhos do Acordeon, Tião do Triângulo e Genaro da Zabumba.
O tradicional lanche à moda caipira

Depois de um tempo afastado, Moacir Rosa voltou ao Cultura de Raiz, encantando o público com ‘Tocando em frente’, de Renato Teixeira. Já com o irmão Edson Rosa, cantou o sucesso ‘Moreninha linda’. Em seguida, um dos momentos especiais do programa: a participação do cantor Wenderson Rosa, filho de Edson. Juntos, os três apresentaram ‘Couro de boi’, que fala da relação entre pai e filho, emocionando o público. “É realmente muito bom estar de novo no Cultura de Raiz, um projeto bem sucedido assim como todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura. A permanência de Ronaldo Fialho à frente da pasta só comprova isso”, disse o cantor.
Manuel Resende e Jorge Viajante, com participação de Genaro da Zabumba e Ayrton Rebello

Outra atração que chamou atenção foi o Coral da Univerti/FESO, que se apresentou com acompanhamento da diretora musical Jane Barbosa, do diretor teatral, Subsecretário de Cultura Ayrton Rebello, e do músico Arnaldo Almeida. Numa homenagem a Dorival Caymmi, o grupo cantou ‘Marina Morena’, ‘Adeus à esposa / Minha jangada’ e ‘Sabiá’.

Gustavo Agostini e Emma chamaram a atenção com seus pífanos, apresentando um pouco da música celta. Ivanil Resende cantou músicas de autoria própria. Logo depois foi a vez de um momento sempre animado do Cultura de Raiz: o forró e a música de quadrilha com o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira e sua trupe.

Entre outros artistas, a manhã de festa teve ainda as presenças de Jorge Viajante, do repentista Zé Rodrigues, da Banda Dávilla, que agradou em cheio com ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento, e do compositor André Salomão, que encantou o público apresentando algumas músicas de sua autoria.

Além do teatro da Casa de Cultura, onde foi servido o já tradicional lanche à moda caipira, a movimentação também foi grande na Sala de Dança da casa, onde foram montados estandes do Mercado de Trocas do Sesc, da Feira Agroecológica e do artista Ivo Malabares.
Banda Dávilla

Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, mostrando principalmente a música do homem do campo. Ao todo, já foram realizadas 26 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec).

Relação de participantes

Participaram do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2011 os seguintes artistas: Adão Curió da Viola, Daniel Vieira, Wanda Pinheiro, Edmar Santos, Paulo Medeiros, Vera Boccard, Lucas Castilho, Amado Rodrigues, Tião do Triângulo, Genaro da Zabumba, José Dantas, Cilene Dantas, Borginhos do Acordeon, Moacir, Edson Rosa, Moacir Rosa, Wenderson Rosa, Coral da Univerti/FESO, Jane Barbosa, Ayrton Rebello, Arnaldo Almeida, Gustavo Agostini e Emma, Deucesílio, Ivanil Resende, ‘Seu’ Timbira, Jacaré, Regina Dinn, Álvaro Pio, Zé Lopes, Mario do Violão, Francisco Corino, Antonio Ceará, Crésio da Vila, Jorge viajante, Manuel Resende, Lampião, Gisele Rosini, Banda Dávilla (Pamela Z, Lino e Tito), André Salomão e Zé Rodrigues.
O compositor André Salomão

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário