Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bairro do Rosário,em Teresópolis, segue com curso para implantação do NUDEC

Rosário segue com curso para implantação do NUDEC


Teresópolis, 29 de setembro de 2011. A comunidade do Rosário, primeira a receber o curso de capacitação para a implantação do NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil), participou de mais uma aula nesta quarta-feira, 29. Durante a programação, os integrantes do grupo apresentaram cartazes, realizaram dinâmicas e agentes da Defesa Civil fizeram uma palestra sobre “Combate a incêndio”. O curso segue até esta sexta-feira, 30, no Galpão da Igreja Batista, localizado na Rua José Bandeira Vianna. Já no domingo, a partir das 9h30, o grupo fará uma caminhada para realizar o mapeamento da área.

O curso, oferecido pela ONG Care Brasil, é ministrado por Roberta Dutra, analista de programas em Redução de Riscos e Desastres da instituição. “Nós estamos aqui como facilitadores para as decisões a serem tomadas em relação aos riscos da comunidade. Os moradores responderam bem à proposta, e estão engajados para o sucesso do projeto”, afirmou Roberta.

Também esteve presente, o Tenente Jaime Medeiros, subsecretário de Defesa Civil. Na ocasião, o Tenente agradeceu o apoio da Care Brasil e aos participantes. “Na realidade o NUDEC é um espelho da comunidade. Parabenizo a todos que estão participando do projeto”, afirmou.

Através de dinâmicas e reflexões, os participantes interagiram durante as palestras, que têm como objetivo solidificar o grupo, para que os seus integrantes sejam um ponto de apoio da comunidade. Todos os participantes receberam uma apostila, e a cada encontro novas lições são adicionadas. Durante a palestra, o grupo recebeu instruções sobre a responsabilidade em transmitir um alerta para a comunidade e o quanto é necessário o comprometimento com o NUDEC. 

Conforme o trabalho de identificação das áreas de risco, realizado pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), outras nove localidades serão atendidas pelo Sistema de Alerta e Alarme em Teresópolis e também receberão o Núcleo. São elas: Perpétuo, Caleme, Vale da Revolta, Coreia, Granja Florestal, Fonte Santa, Quinta Lebrão, Fischer e Corta Vento.

Formados por líderes comunitários, policiais militares, bombeiros militares, guardas municipais, soldados do Tiro de Guerra e agentes de saúde que moram nas localidades, o projeto tem apoio da Defesa Civil Estadual.
Tenente Jaime Medeiros e Roberta Dutra parabenizam a comunidade por participar da implantação do NUDEC

Texto: Carol Asthine
Fotos: Ascom PMT

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário