Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Das análises realizadas,somente oito fontes da cidade de Teresópolis estão próprias para consumo

Análise aponta que oito fontes da cidade estão próprias para consumo

Teresópolis, 22 de setembro de 2011 - De acordo com as amostras coletadas pela Secretaria Municipal de Saúde e analisadas em agosto pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACENN-RJ), referência neste tipo de serviço, a água de oito fontes examinadas em Teresópolis está própria para consumo. São elas: Fonte Judith e Fonte Amélia, no Alto; Fonte Fonte Santa; Fonte Brahma; Fonte Santa Ângela, no Vale do Paraíso; Fonte João Raposo e Fonte da Saúde, na Tijuca; e Fonte São Sebastião, em Pimenteiras. 

As Fontes Nossa Senhora de Fátima e Praça Taumaturgo, no Taumaturgo, estão impróprias para o consumo. O relatório aponta presença de coliformes fecais na água. O resultado da análise foi divulgado no dia 19 de setembro.

Para evitar riscos à saúde, é recomendada a adoção de medidas preventivas antes do consumo, já que a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam. Por isso, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água, a fim de eliminar microorganismos causadores de doenças.

A vigilância da qualidade da água das fontes da cidade é uma ação de rotina, feita mensalmente sob a responsabilidade da equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Segue determinação do Ministério da Saúde, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. O monitoramento também atende à solicitação da Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Texto: Fabiana Fuchs
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário