Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hemonúcleo Teresópolis em festa: banco de sangue completa 11 anos


Hemonúcleo em festa: banco de sangue completa 11 anos

Teresópolis, 28 de setembro de 2011 – O Hemonúcleo Teresópolis completou nesta terça-feira, 27, 11 anos de existência. Para comemorar, foi realizada uma confraternização que reuniu a equipe de trabalho, doadores e convidados. Os principais objetivos do banco de sangue são conscientizar a população para que este seja um gesto de cidadania e solidariedade contínuo, incentivar as mulheres a se tornarem doadoras e informar aos jovens que, a partir dos 16 anos de idade, eles já podem doar.

“A minha gestão começou recentemente, mas posso observar o excelente trabalho dos funcionários e a solidariedade dos doadores. Essa é uma atividade essencial e que precisa contar com o apoio de todos. Doar sangue é uma atitude cidadã e estamos aqui para atender cada vez melhor aos usuários”, ressaltou Fortunê Meyohas, médica responsável pelo Hemonúcleo.

Rita Valadão, responsável pela captação de doadores, frisou que a intenção é estimular as pessoas à doação contínua e incentivar as mulheres a se tornarem doadoras. “Buscamos desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando. Defendemos a fidelização da doação porque precisamos repor o estoque constantemente. Convocamos especialmente as mulheres, pois conforme estatísticas, menos da metade da população de mulheres doa sangue”, explicou a assistente social.

A professora Tânia Paiva, de 44 anos, se conscientizou da importância do gesto e compareceu ao banco de sangue para se cadastrar. “Eu já tinha vontade de me tornar doadora e um amigo, que é doador há bastante tempo, me incentivou a me cadastrar”, contou. Já o agricultor João França, de 49 anos, pratica o ato de cidadania e solidariedade há muito tempo. “Sou doador há 20 anos e pretendo continuar sempre ajudando as pessoas que precisam”, disse João.

Marcos Antônio de Oliveira Silva, doador há dois anos, fez questão de participar da comemoração pelo aniversário do Hemonúcleo. “Doar sangue é uma prova de amor ao próximo e à vida. Além disso, devemos ter a consciência de que qualquer um de nós também pode precisar dessa ajuda futuramente”, comentou o auxiliar de serviços gerais.

Para doar sangue
Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação. 

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário