Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

População prestigia o Desfile da Independência em Teresópolis


População prestigia o Desfile da Independência

Festa cívica é marcada por homenagens

Teresópolis, 7 de setembro de 2011 – Sucesso de público, o Desfile de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil, foi marcado pela emoção e pela participação de um público expressivo. Devido à dificuldade financeira da Prefeitura e por medida de economia, não foram montadas arquibancadas. Mesmo assim, o público compreendeu a situação e prestigiou o evento. Organizada pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, e com o tema “Coragem, vida, esperança”, a festa cívica teve início com um minuto de silêncio por um mês de falecimento do Prefeito em Exercício Roberto Pereira Pinto, o Robertão, reconhecimento estendido à viúva, Sandya Maria Filgueiras Pinto, presente na solenidade.  
Agentes e voluntários da Defesa Civil recebem o reconhecimento do público
“Agradeço a todos os funcionários da Secretaria de Educação, que se empenharam para realizar essa bonita festa, que contou com a participação do público e o reconhecimento da população a todas as pessoas que, de alguma forma, ajudaram as vítimas da tragédia. Deus me colocou aqui e, se for da vontade dele, vou continuar fazendo o que tiver que ser feito para atender o povo da cidade e do interior”, disse o Prefeito Interino Arlei, que acompanhou o desfile junto com a Primeira-dama Alessandra Rosa, os secretários e subsecretários de sua equipe de governo. Também prestigiaram o desfile os vereadores Cleyton Valentim – presidente da Câmara Municipal, Ademir Enfermeiro, Dr. Carlão, Dra. Claudia, Dr. Habib, Mandinho, Marcelo Oliveira, Major Anderson e Waguinho, além do Deputado Estadual Nilton Salomão.
Secretária de Educação Neli Pampillón, Prefeito Arlei e Primeira-dama Alessandra Rosa acompanham o desfile de 7 de setembro


Autoridades e convidados conferem as apresentações dos estudantes no desfile de 7 de setembro

A Secretária de Educação, professora Neli Pampillón, parabenizou o trabalho da equipe da Secretaria envolvida na organização e coordenação do desfile, bem como a participação dos alunos e a presença do público. “Realizamos uma festa de pequeno porte financeiro, mas com muita alegria e uma bela homenagem às pessoas e instituições que prestaram socorro às vítimas da chuva. Procuramos enaltecer os heróis dessa tragédia”, destacou.



Com o tema “Coragem, vida, esperança”, a festa cívica foi marcada pelas homenagens prestadas pela Prefeitura de Teresópolis. O primeiro homenageado foi o ex-pracinha Jayr Claussen, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou na 2ª Guerra Mundial, junto com um grupo de 22 teresopolitanos. Também tiveram o reconhecimento do poder público durante o evento os voluntários de instituições sociais, humanitárias, educacionais, ambientais e de segurança, além de artistas e demais voluntários que, num gesto de solidariedade e amor ao próximo, prestaram socorro e atendimento às vítimas do temporal de 12 de janeiro.



Grupo de trilheiros da cidade, os primeiros a chegar aos locais de difícil acesso logo após a tragédia

Em três horas de desfile foram homenageados agentes e voluntários da Defesa Civil, Força de Segurança Pública Nacional e Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cruz Vermelha Brasileira, grupos de trilheiros e de jipeiros, brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, alunos do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), os responsáveis pelos abrigos que alojaram os desabrigados das chuvas, o Grupo de Alpinistas Lagartos, Lojas Maçônicas de Teresópolis, integrantes de grupos de teatro da cidade que se apresentaram voluntariamente nos abrigos, grupos de escoteiros, profissionais de saúde, plantonistas e voluntários que trabalharam no Instituto Médico Legal, além da imprensa.

Artistas são homenageados pelo trabalho voluntário realizado nos abrigos

Ex-combatente Jayr Claussen, veterano da FEB homenageado
Equipe técnica da Secretaria de Educação encerra o desfile de 7 de setembro
Também foram homenageados cantores, músicos, arranjadores, produtores de vídeo e técnicos de som da cidade que se reuniram e voluntariamente lançaram os clipes motivacionais Viva Terê, Supera Terê e Reage Terê, com o objetivo de sensibilizar a população para o momento de reconstrução das áreas atingidas pela calamidade. Também foram lembrados o Grupo Superação e o Grêmio Musical Paquequer.

Participaram do Desfile de 7 de Setembro as bandas e os alunos das escolas municipais Helena de Paula Tavares, Sakurá, Manoel Medeiros, Cedal, Belkis Frony Morgado, Mariana Leite Guimarães, Cerom, Neidy Angélica e Beatriz Silva, bem como as bandas dos colégios estaduais Higino da Silveira, Euclydes da Cunha, Presidente Bernardes, Lions Clube e Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi. Também desfilaram os alunos das escolas municipais Ginda Bloch, Alcino Francisco da Silva, Nossa Senhora de Fátima, Paulo Freire, Dorvalino de Oliveira, Sylvio Amaral dos Santos e Monsenhor Mario do Carmo Bennassi, estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), da rede municipal de ensino, e do Pique Jovem, programa da Prefeitura que tem como objetivo a qualificação e a preparação de jovens para o mercado de trabalho.
Equipe técnica da Secretaria de Educação encerra o desfile de 7 de setembro 





Prefeito Arlei com Primeira-dama Alessandra Rosa e os filhos Marcos e Vinícius


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Fotos e Vídeos-cobertura Terê Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário