Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis realiza castração de cães na ONG Estimação


Prefeitura realiza castração de cães na ONG Estimação

Serviço visa o controle da proliferação dos animais

Teresópolis, 23 de setembro de 2011 – Veterinárias da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde estiveram na sede da ONG Estimação, no Meudon, nesta terça-feira, 20, para realizar a castração gratuita de cães. A iniciativa acontece conforme acordo firmado entre o Governo Municipal e a instituição que acolhe animais abandonados.

“O procedimento adotado para os machos foi de castração química, que não precisa de cuidados especiais posteriormente, pois é feita através de injeção, sem incisão ou suturas”, explicou o Coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alonso de Faria, lembrando que a ação ajuda a inibir a proliferação de animais sem controle e previne contra o aparecimento de tumores.

Em breve, as veterinárias Cintia Ponte e Eveline Brasil farão a esterilização das fêmeas alojadas na ONG, através de cirurgia, que acontecerá no Centro de Triagem de Animais (CTA), unidade da Prefeitura localizada na Prata, espaço apropriado para este tipo de procedimento.

“Recentemente, promovemos um mutirão, em parceria com uma empresa privada, para a realização de castração de animais na ONG, quando foram feitos 30 procedimentos em cães e gatos. O trabalho atual é de manutenção, ou seja, quando chegam novos animais não esterilizados ao local. Desta vez, nove cães foram castrados e vamos marcar uma data para darmos continuidade ao trabalho, com a cirurgia nas fêmeas”, explicou Cintia Ponte.

Com o objetivo de reduzir a população de animais e incentivar a posse responsável, o CTA também realiza a esterilização gratuita de animais cujos donos não tenham condições financeiras para pagar pelo serviço. Os interessados devem ligar para o telefone (21) 2641-6058, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h, para se cadastrar. Posteriormente, o Centro de Triagem entra em contato e agenda o procedimento.

O CTA também incentiva a adoção dos animais alojados no canil municipal. Para adotar, basta comparecer ao local (Estrada Rio-Bahia, Km 76, Prata), munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência e assinar um Termo de Responsabilidade.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de castrar a minha cadelinha, pois não tenho intenção de cruzar e sei que evita doenças. Minha filha de um cão macho e quando eles estão juntos ... sabem como é.

    portanto, como faço para realizar a castração dela.

    Aguardo.

    Simone

    ResponderExcluir
  2. Bom dia tenho uma cachorra que pagei a ela tava filhote gostaria de dor os filhotes e castra a mãe como fasso

    ResponderExcluir