Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Teresópolis participa de simulação de desocupação em áreas de risco no Rio de Janeiro


Teresópolis participa de simulação de desocupação em áreas de risco no Rio de Janeiro

Teresópolis, 12 de setembro de 2011 – A Defesa Civil de Teresópolis participou, neste domingo, dia 11, de um exercício simulado de desocupação na comunidade Parque da Candelária, na Mangueira, Rio de Janeiro, que conta com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes, realizado pela Prefeitura do Rio. Com o auxílio de agentes da Defesa Civil, lideranças comunitárias e de moradores da própria comunidade, que já passaram pela capacitação, a população das áreas de risco é encaminha para pontos seguros mapeados na região.

“Acompanhamos essa experiência exitosa da cidade do Rio de Janeiro para trazer este sistema de alerta para Teresópolis, onde também faremos um exercício simulado no dia 15 de outubro, nos bairros do Rosário e Pimentel”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva.

De acordo com dados da Prefeitura do Rio, participaram do exercício moradores de cerca de 1.900 residências localizadas em áreas de risco de 12 comunidades: Mangueira (Mangueira, Morro dos Telégrafos e Parque Candelária), Engenho Novo (Barro Vermelho), Praça Seca (Travessa Antonina e Vila José de Anchieta), Tijuca (Salgueiro), São Cristóvão (Tuiuti), Santa Teresa (Escondidinho e Prazeres), Vidigal (Chácara do Céu) e Vila Isabel (Parque Vila Isabel).

Segundo Marcio Motta, Subsecretário Municipal de Defesa Civil do Rio de Janeiro, o resultado do simulado foi excelente. “As sirenes tocaram na hora programada, os agentes e técnicos da Defesa Civil e dos órgãos envolvidos estiveram presentes e atuantes e tivemos uma resposta satisfatória de 65% da população que mora nas áreas de risco”, disse.


Para o Secretário Roberto Silva, este é um momento imprescindível para mobilizar a sociedade a fim de que ela auxilie a execução do projeto. “O sentimento da Defesa Civil neste momento é de dar uma resposta à população. Estamos nos empenhando para que as comunidades recebam esta capacitação e sejam evitados novos desastres em Teresópolis. Para isso, precisamos do apoio e participação da comunidade”, ressaltou o Coronel. 

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário