Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

2º Teresópolis EnCena:Festival de Teatro continua no próximo fim de semana

2º Teresópolis EnCena:Festival continua no próximo fim de semana


Teresópolis, 31 de outubro de 2011. Um colorido e animado cortejo de artistas, debates, palestras e uma mostra nacional de peças a céu aberto marcaram o 9º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), realizado neste fim de semana dentro da programação do 2º Teresópolis EnCena – Festival de Teatro de Teresópolis. O festival, que teve início na quinta-feira, 27, e vai até 13 de novembro, é promovido pelo Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Dividido em três etapas, o 2º Teresópolis EnCena foi aberto na quinta-feira, na Aldeia Cultural Casa Viva, em Albuquerque, com o 9º Encontro da RBTR. Rodadas de debates e palestras acerca do tema marcaram o primeiro dia do evento, que teve a presença do teatrólogo Amir Haddad e a participação de grupos de teatro vindos de diversos estados – Acre, Amazonas, Rondônia, Ceará, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul – e ainda da França.

Na sexta, 28, as atenções se voltaram para o centro da cidade, com a realização do animado cortejo dos artistas. Devidamente caracterizados, utilizando adereços e muitas cores, os artistas desfilaram pela Calçada da Fama, Avenida Delfim Moreira, Parque Regadas, além das praças Olímpica e Balthasar da Silveira. Ao som de marchinhas de carnaval, os artistas atingiram seu objetivo, despertando a curiosidade e a simpatia das pessoas.

No sábado, 29, nova rodada de palestras e debates sobre teatro foram realizadas na Aldeia Cultural Casa Viva. E no domingo, 30, a Feirinha do Alto parou para assistir a 1ª Mostra Nacional de Teatro de Rua, que encerrou o 9º Encontro da RBTR e a primeira etapa do 2º Teresópolis EnCena.

O Núcleo ‘Ás de Paus’, de Londrina, no Paraná, abriu a mostra e encantou a plateia com a peça ‘A Pereira da Tia Miséria’. O cenário, o figurino e principalmente as pernas de pau, usadas pelos atores durante toda a apresentação, garantiram o interesse e arrancaram muitos aplausos da plateia, que formou uma grande roda para assistir o espetáculo.

A mostra contou ainda com a apresentação da Cia. Riso da Serra, com o esquete ‘Improrisos’; o Gran Mini Circo Teatro Itinerante, do Rio de Janeiro, com o espetáculo ‘Dr. Sacarolha Saracura’; o Grupo Kandura, do Rio Grande do Norte, que contou com a participação especial do ator francês Michel Moreaux; e o Grupo Mambembe, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais, com a peça ‘O visconde partido’. Complementando a mostra, participaram ainda os grupos teatrais de Teresópolis: Pirueta, com o esquete ‘Al dente’, e Mambemberê, com o espetáculo ‘João Fazendo’.

Na avaliação dos artistas participantes, o evento foi um sucesso. “Teresópolis é uma cidade linda, que nos acolheu muito bem. Para nós, é sempre muito gratificante poder levar nosso trabalho para novos públicos. E mais gratificante ainda é receber o carinho das pessoas ao fim de cada apresentação. É sincero, assim como o nosso trabalho. Foi um prazer participar da mostra em Teresópolis. Um evento maravilhoso. Só temos a agradecer”, comentou Rogério Costa, um dos diretores do Núcleo de Pesquisa Ás de Paus. “Achei muito legal. Uma recepção calorosa em um ambiente bastante agradável e um público super disponível, com pessoas de todas as classes, pessoas de teatro e outras que nunca tinham vivenciado uma atividade como esta. Tudo de forma perfeitamente integrada. Excelente iniciativa”, destacou o professor da UFOP Ricardo Gomes, coordenador do grupo Mambembe.

Aprovação do público

Quem assistiu a mostra gostou do que viu. É o caso de André Pamplona, que saiu de casa especialmente para assistir a mostra de teatro com a mulher Lucia e os filhos Maria Luisa e André Luiz. “Surpreendente. Uma iniciativa de grande valia, nota 10. Teresópolis tem fome de cultura. Ações como esta são fundamentais porque levam a comunidade a participar dos acontecimentos. Que venham outras”, comentou André, que atua no setor de produção audiovisual. Os irmãos Thalita e Thiago Rodrigues, de quatro e seis anos, também se divertiram. “Achei muito bom”, contou Thiago. “A parte da injeção foi engraçada”, completou Thalita, referindo-se a um trecho do esquete encenado pelo grupo Pirueta.

Para Licko Turle, diretor da Rede Brasileira de Teatro de Rua, o encontro em Teresópolis foi um dos melhores já realizados. “Eu diria que este foi um dos melhores encontros da RBTR, se não foi o melhor. Não tivemos patrocínio da Funarte este ano e as pessoas vieram para Teresópolis porque esta cidade significa luta e unidade. A Rede Brasileira abraçou Teresópolis por tudo que esta cidade viveu e ainda vive. E a cidade abraçou o teatro de rua. Tivemos grande apoio das secretarias de Turismo e Cultura, que nos ajudaram de todas as formas. Sem isso, nosso encontro passaria em branco. Tenho a certeza de que todos os participantes, artistas que vieram dos quatro cantos do Brasil, saíram satisfeitos”, ressaltou.

Presente aos eventos, o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, convida o público para as próximas atividades do festival. “Este primeiro fim de semana foi apenas o começo do 2º Teresópolis EnCena. Serão muitas atrações ainda até o dia 13 de novembro, com palestras, oficinas e diversas peças de teatro para agradar a todos os públicos, todos os gostos. Vale a pena conferir a programação”, ressaltou.

O 2º Teresópolis EnCena continua neste fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, com a UTI / Unirio – Unidade de Teatralização Intensiva, com palestras e oficinas ministradas por professores de Artes Cênicas da Unirio. A UTI / Unirio será realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch e serão oferecidas as seguintes oficinas:Teatro do Oprimido, Teatro de Rua, Musicalidade do Ator, Performance, Corpo, Teatro de Operações, Teatro de Animação e Teoria Teatral.

A partir do dia 7, segunda-feira, começam as encenações teatrais, com apresentações de teatro de rua nos dias 7, 8, 10 e 11 de novembro na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, e espetáculos fechados nos dias 12 e 13 na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Os ingressos para as peças dos dias 12 e 13 poderão ser adquiridos na Casa de Cultura. Este ano, a homenageada do festival é a atriz e diretora Edinar Corradini, fundadora da Companhia Teatral Fantasia.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário