Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

8º Cultura de Raiz agita o domingo na Casa de Cultura de Teresópolis

8º Cultura de Raiz agita o domingo

Teresópolis, 3 de outubro de 2011 - No último domingo, 2 de outubro, a Casa de Cultura Adolpho Bloch foi palco de mais uma edição do Encontro de Cultura de Raiz, o 8º da temporada 2011 e o 27º desde a criação do projeto, em 2009. Com entrada franca, o evento reuniu diversos artistas da cultura popular, que alegraram a manhã com o melhor da música do homem do campo.

“A cada edição, mais sucesso. O Cultura de Raiz se consolidou como um projeto de êxito, que resgata a genuína música do homem do campo e revela mais e mais talentos. É a união de grandes artistas e público fiel, com a garantia de uma manhã alegre e descontraída”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.  
Com apresentação do Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, que está substituindo temporariamente o engenheiro agrônomo Beto Selig, o evento foi realizado seguindo os moldes que fizeram do Cultura de Raiz um dos mais bem sucedidos projetos da Secretaria de Cultura: formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e lanche à moda caipira.

Na abertura, foi lido o poema ‘Receita de amor’, de Lucas Castilho. Depois disso, não faltaram alegria e animação. Entre as muitas atrações que divertiram o público, destaque para o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira, que alegrou a todos com muito forró; para o Grupo Encantos e Batuques, que mostrou um pouco do baião de princesa e da congada; e para o também sanfoneiro Cândido Neto, que interpretou canções de Sérgio Reis, Luiz Gonzaga e ainda, com adaptação para marchinha de quadrilha, a música Stereo Love, sucesso da house music nas rádios e pistas de dança.

Destaque ainda para Vera Boccard, que cantou ‘Criança feliz’, já em lembrança ao Dia das Crianças; para Gisele Rosini, que cantou em homenagem à primavera; e para a cantora e repentista Wanda Pinheiro, que abusou de repentes, apresentou muitos sucessos da MPB e ainda encerrou o evento em grande estilo, ao cantar ‘Estúpido Cupido’, com direito à participação especial do Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, do Subsecretário, Ayrton Rebello, e ainda de Andréa Sant’Anna, Raquel Krenzinger e Paula Fialho, no coro.

Outro momento especial foi o ‘Parabéns a Você’ cantado para o jornalista Wanderley Peres, ex-secretário de Cultura e um dos idealizadores do projeto Cultura de Raiz.

Fora as apresentações, estandes foram montados na sala de dança da Casa de Cultura, com venda de camisetas, artesanato, quitutes, além da Feira de Trocas do SESC e do estande de prestação de serviços da Secretaria de Saúde.

O Cultura de Raiz é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e conta com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec).

Relação dos participantes  
Participaram do 8º Encontro de Cultura de Raiz de 2011 os seguintes artistas: Adão da Sanfona, Daniel Vieira, Paulo Medeiros, Gisele Rosini, Moacir Rosa, Amado Rodrigues, Genaro da Zabumba, Jacaré, Tião do Triângulo, ‘Seu’ Claro, Jorge Viajante, Manuel Resende, Palhaço Peninha, Ivo Malabares, Bruno Babão, Ivanil Resende, Edson Firmino, ‘Seu’ Timbira, Zé Lopes, Wanda Pinheiro, Vera Boccard, Mario do Violão, Crésio da Vila, Lampião, Candido Neto e grupo Encantos e Batuques (Raquel Krenzinger, Eduarda, Paula Fialho, André Salomão, Ronaldo Fialho, Andréa Sant’Anna e Bulo Fialho).

Texto: Geórgia Jahara  
Fotos: Cláudio Furtado 
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário