Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aberta a exposição "Revendo Fayga"em Teresópolis promovida pelo Instituto Fayga Ostrower

Aberta a exposição ‘Revendo Fayga’
Mostra de gravuras comemora em três pólos os 90 anos de nascimento da artista

Teresópolis, 17 de outubro de 2011 - Foi inaugurada na última sexta-feira, 14 de outubro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a exposição ‘Revendo Fayga’, promovida pelo Instituto Fayga Ostrower, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o Sesc Teresópolis e o Centro Cultural FESO Pro Arte. A abertura oficial contou com exibição de filme e palestra sobre a artista plástica, além da inauguração da mostra de gravuras, que tem como objetivo a comemoração dos 90 anos de nascimento de Fayga Ostrower. No mesmo dia, foram inaugurados também os outros dois pólos da exposição, montados na Galeria do Sesc e no Centro Cultural FESO Pro Arte.

“Resultado da parceria entre quatro importantes instituições culturais, este evento é mais um marco positivo para Teresópolis. Para nós, da Secretaria de Cultura, em particular, é uma honra sediar uma exposição com obras de uma artista de tamanha relevância no universo das artes plásticas. Fayga Ostrower foi um dos maiores nomes da gravura no Brasil e, sem dúvida, a mostra será um sucesso. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Na abertura da exposição foi exibido trecho de um documentário de 1989 com a participação de Fayga, e realizado um bate-papo sobre a vida e o trabalho da gravadora, com a presença da artista plástica Maria Tornaghi e da curadora da exposição, Nonie Ostrower, filha de Fayga. Nonie também apresentou um vídeo, com fotografias de fases da artista, trabalhos e peculiaridades. A respeito da exposição, a curadora estava satisfeita. “Muito interessante. É a primeira vez que realizamos um evento envolvendo três instituições e o resultado foi surpreendente. O ano foi difícil para Teresópolis, mas a nossa parceria foi se fortalecendo a cada etapa do processo e deu certo. Um saldo maravilhoso, que me deixa muito feliz”, comentou a filha de Fayga Ostrower.

Assessora do Centro Cultural FESO Pro Arte, que abriga parte do conjunto da exposição, Tamine Elmor destacou a importância de se realizar grandes exposições em Teresópolis. “Fayga Ostrower foi uma das melhores gravadoras do Brasil. Por isso, é extremamente honroso ter a oportunidade de trazer seus trabalhos para Teresópolis. E isso só foi possível graças à parceria feita com a Secretaria de Cultura. Trouxemos, no ano passado, a exposição de gravuras do Parque Lage; este ano, trouxemos a Fayga e certamente em 2012 traremos outra grande exposição. Iniciativas como esta fortalecem a cultura em todo o município”, disse.

“O mais incrível desta exposição é conseguir juntar todas as características de uma artista múltipla com seu lado humano. Fayga era uma grande artista e esta mostra ratifica a ideia de que o trabalho em parceria realmente é muito eficiente”, ressaltou Maria Tornaghi, que articulou a parceria entre as entidades.

Sobre a mostra

A mostra ‘Revendo Fayga’ reúne obras dos acervos do Instituto Fayga Ostrower e do Sesc Rio de Janeiro, além de objetos de trabalho, fotos e livros, que vão proporcionar ao público a possibilidade de acompanhar alguns dos diferentes aspectos dos 60 anos de produção artística de Fayga.

Além dos três pólos principais, também fez parte do conjunto uma mostra de releituras, montada no sábado, dia 15, na Praça Higino da Silveira, no Alto, com trabalhos confeccionados por alunos do Colégio Estadual Euclydes da Cunha. O grupo participou de oficinas de grafite, promovidas pelo Sesc desde maio deste ano, sob a orientação do grafiteiro Rafael Fortuna Barão, e partir das oficinas, fez uma releitura do trabalho de Fayga.

Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, Fayga Ostrower realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Seus trabalhos se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas. A polonesa, que viveu no Brasil a partir dos 13 anos, recebeu numerosos prêmios, entre os quais o Prêmio Nacional de Gravura na IV Bienal de São Paulo (1957) e o Grande Prêmio Internacional de Gravura na XXIX Bienal de Veneza (1958). Com esta mostra, o Instituto Fayga Ostrower disponibiliza para o público de Teresópolis parte do acervo deixado pela artista, contribuindo para que as novas gerações conheçam a obra e o pensamento de Fayga, referência essencial para a história das artes plásticas no Brasil.

Visitação:

Casa de Cultura Adolpho Bloch:

Até 23 de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 19h


Centro Cultural FESO Pro Arte

Até 23 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, com visita marcada

Galeria do Sesc Teresópolis

Até 31 de outubro, de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h

Galeria Konzept

Leilão de obra doada pelo Instituto Fayga Ostrower e obras de outros artistas, em benefício da Associação Agroecológica de Teresópolis.Dia 28 de outubro – 20h

Texto: Geórgia Jahara  
Fotos: Cláudio Furtado  
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário