Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2011

Arlei se reúne com Associações de Moradores de bairros da zona urbana de Teresópolis afetados pelas chuvas de 12 de janeiro de 2011

Arlei se reúne com Associações de Moradores de bairros da zona urbana afetados pelas chuvas

Associações reivindicaram suas principais necessidades à Prefeitura Municipal

Teresópolis, 14 de outubro de 2011 – Representantes das Associações de Moradores dos bairros Parque do Imbuí, Caleme, Granja Florestal, Campo Grande e Posse se encontraram na manhã desta sexta, dia 14, com o Prefeito Interino Arlei. Acompanharam a reunião os secretários de Governo, José Maria Rodrigues, de Orçamento Participativo, Antônio Carlos Moura, e de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva. Na ocasião, as associações apresentaram à equipe de governo relatórios com as principais necessidades de cada bairro.

Arlei falou com o grupo sobre a dificuldade orçamentária atual do município e ressaltou a importância do diálogo entre o governo e a população. “A Prefeitura passa por dificuldades e nós sabemos que os bairros também. O que for possível ser feito será feito e, o que não for possível, nós explicaremos o porquê. Acredito que se nos unirmos conseguiremos superar as dificuldades”, afirmou o Prefeito Interino.

Cada Associação apresentou as principais e atuais fragilidades de seus respectivos bairros, como a necessidade de contenções de encostas, desassoreamento de rios, recuperação de acessos, asfaltamentos e limpezas, entre outros serviços. As prioridades foram listadas e serão encaminhadas para que as respectivas secretarias já comecem alguns trabalhos nos bairros.

Segundo Arlei, o Vice-Governador Pezão sugeriu que fosse prorrogado o estado de calamidade do município. “O Pezão me orientou a prorrogar o estado de calamidade e a fazer as obras básicas, deixando os serviços maiores, como manilhamentos e asfaltamentos por conta do Estado, que está contratando empreiteiras especializadas para a execução das obras”, disse. De acordo com conversa entre o Prefeito e o Vice-Governador, tais ações devem ser iniciadas nos próximos meses. A Prefeitura continuará realizando ações de limpeza e faxinaço, além de intervenções de menor porte.

O Secretário de Governo, José Maria, sugeriu que as futuras reuniões sigam o mesmo molde desta. “É importante que as associações tragam suas reivindicações por escrito, pois as demandas ficam documentadas e esta é uma forma de se ter à mão os principais pedidos de cada bairro”. Moura, Secretário de OP, complementou: “Trabalhamos em equipe. O que, de repente, um secretário tem mais dificuldade de conseguir pode ser facilmente obtido por outro secretário do grupo. Nossas ações são complementares”, explicou.

Moura disse ainda que até o final deste ano não será possível prometer grandes ações, por conta do déficit orçamentário, mas que a Prefeitura vai se esforçar para tentar amenizar algumas demandas. “Neste primeiro momento estamos preocupados com as chuvas que se aproximam e com o ser humano, que não pode novamente ser afetado. A partir de janeiro, com o novo orçamento, teremos mais mobilidade. Por isso pedimos um pouco de calma neste período conturbado”, solicitou.

Arlei fez questão de lembrar que em pouco mais de sessenta dias como Chefe do Executivo já conseguiu resolver demandas que estavam travadas há alguns anos. “Neste pouco tempo como Prefeito já conseguimos solucionar uma situação que impedia a administração de firmar convênios com o Governo Federal junto ao Cadastro Único de Convênio, o Cauc, desde 2003. Além disso, estamos comprando, através de licitação, máquinas e caminhões para renovação da frota do município, que está sucateada. Precisamos de equipamentos próprios para atender os bairros”, destacou.

A próxima reunião com as associações de moradores será marcada em breve. Enquanto isso, o Prefeito e os Secretários de OP e de Governo se comprometeram a visitar os bairros e se reunir com os grupos para que sejam pontuadas detalhadamente todas as demandas de cada localidade. “As demandas já existiam antes da catástrofe, mas mudaram depois de 12 de janeiro. Manteremos constantemente este diálogo com a população e fiscalizaremos de perto todas as obras e ações”, completou Arlei.

Texto: Fabiana Fuchs 
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário