Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Associações de moradores do Terceiro Distrito em Teresópolis apresentam as principais demandas de suas comunidades ao Governo Municipal

Associações de moradores do Terceiro Distrito apresentam as principais demandas de suas comunidades ao Governo Municipal

Conservação e desobstrução de vias, construção de pontes, creches, postos de saúde e dragagem de rios foram os principais pedidos

Teresópolis, 26 de outubro de 2011 – Representantes das Associações de Moradores de Bonsucesso, Vargem Grande, Imbiú, Sebastiana, Vale Alpino e Vieira, do interior do município, estiveram na manhã desta quarta-feira, 26, na Prefeitura de Teresópolis, onde se reuniram com a equipe do Governo Arlei para apresentação das principais demandas de suas comunidades. As reivindicações dos moradores foram debatidas com os secretários de Agricultura, Zezinho; de Governo, José Maria Rodrigues; de Orçamento Participativo, Antonio Carlos Moura; do Ouvidor Municipal, Luiz Carregal; e o Subsecretário de Defesa Civil, Major André de Mello. O Presidente da Federação das Associações de Moradores e Entidades Associativas de Teresópolis (Fameat), Valdir Paulino, também participou do encontro.

Conservação de vias, desobstrução de estradas, construção de pontes, dragagem de rios, creches, postos de saúde e áreas de recreação foram os principais pedidos apresentados pelas comunidades. Cada representante de Associação enumerou as principais demandas do seu bairro e ouviu dos secretários as respostas sobre as ações emergenciais que poderão ser feitas pela Prefeitura em cada região.

“Toda a equipe do Prefeito Arlei está empenhada em fazer um bom trabalho, com ações saindo efetivamente do papel. Tenho uma esperança muito grande de que em 2012 conseguiremos resolver ainda mais as questões que os bairros nos apontam como emergenciais”, afirmou o Secretário José Maria. O Ouvidor Luiz Carregal complementou: “O trabalho conjunto é fundamental, tanto entre toda a equipe de governo como também com os demais órgãos estaduais e federais, pois é ele quem trará as soluções para as necessidades das comunidades”, disse.

Para Francisco Guarilha, representante da comunidade de Sebastiana, ser sincero é primordial. “Todos temos que jogar limpo nessas reuniões para ver quais ações realmente podem sair do papel, para que as associações de moradores possam dar um retorno concreto aos moradores de suas comunidades”, enfatizou.

Ações
Um dos assuntos abordados no encontro foi a questão do despejo de esgoto nos rios. De acordo com Zezinho, Secretário Municipal de Agricultura, em dezembro a Prefeitura iniciará um mapeamento sobre todo o esgoto que é jogado nos rios do interior. “A partir deste estudo, a Prefeitura partirá para uma fiscalização ainda mais rígida. A lavoura pode ser muito prejudicada com a contaminação dos rios”, enfatizou.

De acordo com Major De Mello, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil está propondo um tratamento de esgoto alternativo e eficaz. “Teresópolis está inserida no Plano de Saneamento do Estado e aceitamos todas as prerrogativas deste plano, que é totalmente bancado por eles. No interior do nosso município, o saneamento básico será feito com filtro, fossa e caixa de raízes. Com a utilização deste método, o esgoto já sairá praticamente limpo”, explicou, ressaltando ainda que o sistema de caixa de raízes é uma alternativa extremamente barata.

Zezinho destacou ainda a dificuldade da Prefeitura em obter maquinário. Segundo ele, estão sendo mapeados todos os pontos que necessitam de reparos mais intensos. “Temos dificuldade em conseguir material e estamos trabalhando dentro das nossas possibilidades. A Secretaria de Agricultura, por exemplo, tem 30 homens trabalhando sem parar. Cada comunidade tem consciência das suas principais necessidades. O Prefeito Arlei e toda equipe de governo estão à disposição para atender as demandas da população”.

O Secretário disse ainda que já fez o mapeamento de todo o rio do Vale Alpino e está montando um projeto para conseguir equipamento próprio. “As Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e Defesa Civil estão finalizando um projeto para conseguir duas escavadeiras, sendo uma para o Vale Alpino e outra para a localidade de Cruzeiro”, afirmou.

Silas, da Associação de Moradores de Vargem Grande, parabenizou o trabalho da Prefeitura Municipal. “A Prefeitura tem nos atendido dentro de suas possibilidades. Da mesma forma que temos que cobrar, também precisamos ajudar o Governo Municipal com a manutenção dos serviços e pequenos reparos, que podem ser feitos pela própria comunidade”, disse.

Ao final do encontro, o Secretário de Governo, José Maria Rodrigues, lembrou da importância das associações levarem as suas demandas de forma sintetizada, por escrito, para essas reuniões. Ele justificou ainda a ausência do Prefeito Interino Arlei, que não pode participar da reunião por estar cumprindo uma agenda externa.

Texto: Fabiana Fuchs  
Fotos: Ramon Pozes
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário