Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Defesa Civil participa de curso sobre riscos geológicos em Teresópolis

Defesa Civil participa de curso sobre riscos geológicos

Teresópolis, 20 de outubro de 2011 – Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis participam durante esta semana do Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos. Desenvolvido pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec), o treinamento faz parte do Programa de Preparação para Reabilitação de Cenários de Desastres e é ministrado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

A capacitação ocorre no auditório do Quartel do Corpo de Bombeiros do município (16º GBM) e visa orientar gestores e funcionários de órgãos ligados à área de Defesa Civil a planejar, gerenciar, implementar e avaliar o impacto de medidas relacionadas à reabilitação de cenários dirigidas a comunidades atingidas por desastres. “O objetivo é informar aos participantes sobre os riscos geológicos e hidrológicos, visto que a maioria dos desastres naturais é proveniente desses tipos de risco. É importante que os agentes estejam preparados para o trabalho de reconhecimento de tais condições, além de saber quais medidas de prevenção e reparação devem ser tomadas”, afirmou o Major Gileno, subdiretor de ensino da Esdec.

O treinamento teve como palestrante o geólogo da CPRM, Pedro Augusto dos Santos. “A nossa meta é instruir os profissionais que fazem vistorias para que saibam ler e desenvolver mapas de risco geológico e conheçam as medidas preventivas e corretivas. Mostramos os tipos e a mecânica dos eventos naturais que podem ocasionar o desastre e os seus impactos. Com isso, os agentes poderão identificar com maior precisão se a área tem alto, médio ou baixo risco”, pontuou. Nesta quinta-feira, 20, os alunos participaram do exercício prático de campo. Eles estiveram em Campo Grande e no Espanhol, áreas atingidas pelo forte temporal de 12 de janeiro deste ano. Nos locais, Pedro Augusto explicou sobre a calamidade ocorrida.

Participam da capacitação agentes dos municípios de Itaperuna, São João de Meriti e Petrópolis, além de uma representante da Defesa Civil do Mato Grosso. Para Maria Luisa dos Anjos Silva, técnica da Defesa Civil de Petrópolis há nove anos, o treinamento complementa o conhecimento sobre o assunto. “O curso é importante porque esclarece dúvidas e traz novas informações. Assim, teremos mais precisão e exatidão nas avaliações”, enfatizou a arquiteta.

Entre os temas abordados estão o Programa de Prevenção e Erradicação de Riscos de Assentamentos Precários do Ministério das Cidades; introdução ao gerenciamento de áreas de risco; identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos, enchentes e inundações; exercício prático de campo; e monitoramento de cheias. “Viabilizamos a vinda deste curso para que os nossos agentes estejam cada vez mais capacitados, especialmente para o trabalho de vistorias, um dos principais instrumentos do Plano Municipal de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil”, concluiu o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Coronel Roberto Silva.

Texto: Mara Lúcia 
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário