Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Escola Municipal Acliméa Nascimento em Teresópolis monta planetário para estudos

Escola Municipal Acliméa Nascimento monta planetário para estudos
A diretora Ana Paula Pimentel ressalta a importância do trabalho
Teresópolis, 26 de outubro de 2011 - A Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento (Rua São Pedro, s/nº, no Complexo do Tiro de Guerra – São Pedro), primeira escola de horário integral do município, continua participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o projeto ‘Saber Popular X Saber Cientifico’. Desenvolvido pela equipe de professores e seus alunos, a atividade culminou com a confecção de um Planetário para estudos, montado a partir dos questionamentos dos próprios estudantes sobre o surgimento do mundo, a existência das estrelas e outras dúvidas.

O trabalho, desenvolvido durante todo o semestre, atende a proposta pedagógica da Unidade Escolar, que propõe situações de aprendizagem que valorizem a cultura e a compreensão do mundo e suas transformações.

Baseado nos conhecimentos prévios dos alunos e em lendas indígenas que explicam a formação do universo, do sol, do dia, da noite, do arco-íris, das estrelas e outros astros, o projeto confrontou os conhecimentos populares com as explicações científicas.

Segundo a diretora Ana Paula Pimentel, esse trabalho está contribuindo para transformar os conceitos dos estudantes. “É muito interessante ver como o saber age na cabeça desses alunos. Por exemplo, depois da visita ao Planetário, eles passam a desenhar o sol não mais com aquelas perninhas, mas com gases, como tem que ser. Passaram a entender porque acontece o dia e a noite, enfim, adquiriram toda uma gama de conhecimento”, explica a diretora.

Para a orientadora pedagógica da escola, Daniele Antunes de Andrade, um projeto que nasce dos questionamentos dos alunos, e é por eles montado, contribui bastante para o processo de aprendizagem. “O bacana do trabalho não é a resposta, nem se o estudante domina determinado conceito ou conteúdo. O que interessa é ele estar motivado a buscar sempre novas perguntas”, diz Daniele.
A orientadora pedagógica Daniele Antunes lembra a importância do questionar
A professora Carla Cunto, responsável pela informática educativa da unidade escolar, lembra que esse é apenas um dos aspectos vivenciados no cotidiano escolar. “As crianças estão se apropriando de conhecimentos científicos e utilizando isso no dia a dia delas. Isso é o que mais importa para os educadores”, comemora Carla.

O planetário montado na Escola Acliméa, bem como os demais trabalhos criados pelos alunos, podem ser conferidos até a próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, das 8h30 às 11h e de 13h30 às 16h30. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (21)2644-4770.
A professora Carla Cunto comemora a apreensão do conhecimentos científicos

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário