Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Exposição comemora os 90 anos de nascimento de Fayga Ostrower na Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis

Exposição comemora os 90 anos de nascimento de Fayga Ostrower

Teresópolis, 7 de outubro de 2011 - Na próxima sexta, 14 de outubro, acontece na Casa de Cultura Adolpho Bloch, às 16h, a inauguração da exposição ‘Revendo Fayga’, promovida pelo Instituto Fayga Ostrower, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o Sesc Teresópolis e o Centro Cultural FESO Pro Arte. Realizada em três pólos – Casa de Cultura Adolpho Bloch, Galeria do Sesc e Centro Cultural FESO Pro Arte – a mostra de gravuras tem como objetivo a comemoração dos 90 anos de nascimento da artista plástica Fayga Ostrower.

A abertura da exposição contará com exibição de filme e palestra sobre a artista. No mesmo dia, serão inaugurados também os outros pólos: Centro Cultural FESO Pro Arte, às 18h, e Galeria do Sesc Teresópolis, às 19h. A mostra reúne obras dos acervos do Instituto Fayga Ostrower e do Sesc Rio de Janeiro, além de objetos de trabalho, fotos e livros, que vão proporcionar ao público a possibilidade de acompanhar alguns dos diferentes aspectos dos 60 anos de produção artística de Fayga.

Soma-se à exposição principal uma segunda mostra, que será montada no dia 15, às 10h, na Praça Higino da Silveira, no Alto, com trabalhos confeccionados por alunos do Colégio Estadual Euclydes da Cunha. O grupo participou de oficinas de grafite, promovidas pelo Sesc desde maio deste ano, sob a orientação do grafiteiro Rafael Fortuna Barão, e a partir das oficinas, fez uma releitura do trabalho de Fayga.

Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e professora, Fayga Ostrower realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Seus trabalhos se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas. A polonesa, que viveu no Brasil a partir dos 13 anos, recebeu numerosos prêmios, entre os quais o Prêmio Nacional de Gravura na IV Bienal de São Paulo (1957) e o Grande Prêmio Internacional de Gravura na XXIX Bienal de Veneza (1958). Com esta mostra, o Instituto Fayga Ostrower disponibiliza para o público de Teresópolis parte do acervo deixado pela artista, contribuindo para que as novas gerações conheçam a obra e o pensamento de Fayga, referência essencial para a história das artes plásticas no Brasil.

Texto: Geórgia Jahara  
Secretaria de Cultura de Teresópolis
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário