Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Festa do Produtor Rural 2011, campanha para devolução de embalagens de agrotóxico e licenciamento de aterro são debatidos pelo Conselho Rural de Teresópolis

Festa do Produtor Rural, campanha para devolução de embalagens de agrotóxico e licenciamento de aterro são debatidos pelo Conselho Rural
 
Teresópolis, 30 de setembro de 2011. Realizada na noite da última quarta, 28, a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis foi coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura, Zezinho, presidente do conselho. Esteve presente também o Subsecretário de Meio Ambiente, André de Mello, que esclareceu dúvidas em relação a assuntos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

De acordo com o Subsecretário, o aterro que fica na Fazenda Boa Fé, localizada no Km 11 da Estrada RJ-130, teve a licença liberada de forma legal. O aterro recebe o descarte do material das obras de contenção de encostas realizadas na Estrada BR-116, na altura da Prata. “O licenciamento foi dado com autorização da Promotora de Justiça Anaiza Malhardes, do Ministério Público, e a medida foi respeitada. Engenheiros ambientais também estiveram no local e aprovaram a ação”, esclareceu De Mello.  
 
O Secretário de Agricultura, Zezinho, convidou Jorge Gil, técnico da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), para apresentar o projeto da campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. A campanha também abrange a conscientização dos produtores rurais sobre a importância da redução do uso de defensivos agrícolas nas plantações. “Esta proposta é muito pertinente para os agricultores do município. Tenho certeza que, com o engajamento de todos, vamos conseguir mudanças positivas para os agricultores”, afirmou o Secretário de Agricultura.  
 
Durante a apresentação, Jorge Gil falou sobre a importância da devolução das embalagens e como será feita a campanha. “Nós queremos garantir a participação do agricultor, para que ele entenda a importância de cumprir a legislação. Atualmente, existe um consumidor mais exigente, em relação a manuseio do produto e ao uso de agrotóxico. Por isso, o agricultor deve estar preparado para atender este novo segmento”, concluiu. A campanha foi aprovada por unanimidade e será desenvolvida ao longo dos meses, em parceria com a Secretaria de Agricultura.  
 
O grupo gestor do movimento “Emerge Teresópolis” (2° e 3° distritos), entregou uma carta ao Secretário Zezinho, onde consta a situação das pontes do interior e dos rios que estão assoreados. A carta foi recebida com o compromisso de ser entregue ao Prefeito Interino Arlei Rosa.  
 
Outro assunto discutido foi a Festa do Produtor Rural, realizada geralmente entre os meses de outubro e novembro. O vice-presidente do Conselho, Roberto Selig, falou sobre a importância do evento. “A Festa do Produtor Rural deve trazer não só atrações musicais para a cidade, mas iniciativas que movimentem a economia e permitam o fechamento de bons negócios para o agricultor”, completou Roberto.   
 
Texto: Carol Asthine  
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário