Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Instalada a primeira sirene do Sistema de Alerta e Alarme no Rosário -Teresópolis RJ

Instalada a primeira sirene do Sistema de Alerta e Alarme no Rosário
As sirenes visam garantir a segurança da população em casos de fortes chuvas(É visível olhar ainda ,no final das montanhas algumas áreas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro de 2011)

No próximo dia 15 de outubro será realizado um Grande Simulado na comunidade  
Teresópolis, 06 de outubro de 2011 – A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, instalou nesta quarta-feira, 5, a primeira sirene do Sistema de Alerta e Alarme na comunidade do Rosário. Estiveram presentes para uma visita técnica o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, o Subsecretário Tenente Jaime Medeiros e técnicos da secretaria, além do Coronel Souza Filho, da Secretaria Estadual de Defesa Civil, bombeiros e representantes do NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil).  
Com o objetivo de garantir a segurança da população em casos de fortes chuvas, o equipamento foi instalado em um ponto central, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica na Rua Francisco da Rocha. O equipamento de alerta conta com oito sirenes, com capacidade para atingir, cada uma, um raio de 250 metros.
Georgina Baptista (à esquerda), integrante do NUDEC: comunidade bem assistida com o apoio da Defesa Civil

A operação do sistema será feita por moradores devidamente capacitados pela Defesa Civil e pela ONG Care Brasil, através do NUDEC. De acordo com o Coronel Roberto Silva, o Sistema de Alerta e Alarme é um importante instrumento de prevenção e preparação da comunidade em casos de chuvas fortes. “Todo o Rosário está sendo preparado. O objetivo é prevenir, porque o sistema antecipa uma situação crítica, que no caso do Rosário é de fortes chuvas”, afirmou.
Visita técnica durante a instalação do Sistema de Alerta e Alarme no Rosário: Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, Subsecretário Tenente Jaime Medeiros, técnicos da secretaria e o Coronel Souza Filho, da Secretaria Estadual de Defesa Civil

Em seguida, o Secretário explicou como funcionará o sistema: “Nós temos níveis críticos de chuva para este ponto. Quando esse nível for atingido, um aviso de SMS será enviado para integrantes da comunidade, que têm um telefone interligado à rede da Defesa Civil. Essas pessoas emitirão o primeiro sinal de alerta aos moradores. Se a situação ficar mais crítica, será emitido um sinal de alarme, através da sirene, para que as pessoas deixem suas casas e sigam para um dos nossos pontos de apoio”, completou.

Os pontos de apoio foram definidos pela Defesa Civil, com rotas de sinalização, junto com a comunidade. Hoje já existem cerca de 700 pessoas capacitadas para o trabalho. O Coronel Souza Filho chamou atenção para a importância das sirenes no local e a colaboração do Núcleo Comunitário de Defesa Civil. “O NUDEC é fundamental para o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme. A população envolvida em um núcleo comunitário e apoiando todo esse trabalho que está sendo feito, auxilia na eficácia do projeto. A Defesa Civil sozinha não consegue mobilizar toda a comunidade”, ressaltou.

Para os moradores, a implantação do NUDEC e a instalação do Sistema de Alerta e Alarme são fundamentais para o bem-estar da comunidade. “Existem áreas de risco aqui onde moram pessoas com deficiência física, idosos, acamados e crianças e que, através deste sistema, poderão ser salvos. Já foram definidos os pontos de apoio. Hoje nós estamos muito bem assistidos com o NUDEC”, afirmou Georgina Baptista, 37 anos.

No próximo dia 15, sábado, será realizado pela Defesa Civil municipal um grande simulado para testar o funcionamento das sirenes e orientar a população a evacuar o local, em caso de fortes chuvas. O simulado é de competência da Defesa Civil Municipal e contará com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira, ONG Viva Rio, NUDEC e Defesa Civil Estadual. Na próxima quarta-feira, 12, será feita uma mobilização na comunidade para conscientizar os moradores sobre a importância de integrar o simulado.
Coronel Roberto Silva e o agente de Defesa Civil Marcelo Rangel em visita técnica às instalações do Sistema de Alerta e Alarme

Texto: Carol Asthine
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário