Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Parceria entre MEC e Prefeituras forma novos professores para Educação Infantil

Parceria entre MEC e Prefeituras forma novos professores para Educação Infantil

Teresópolis, 10 de outubro de 2011 – Oitenta e seis novos professores se formaram na última sexta-feira, dia 07, no programa Pro Infantil. A cerimônia de colação de grau da primeira turma do Pro Infantil da Região Serrana Fluminense, realizada no Clube Comary, habilitou agentes de creche ao exercício do magistério na Educação Infantil, uma parceria entre Ministério da Educação e Cultura (MEC), Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Educação Básica e Secretarias Municipais de Educação de Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim.

O curso Pro Infantil, com duração de dois anos, tem como objetivo valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento ao profissional que já atua na área de educação infantil. Para a Secretária Municipal de Educação de Teresópolis, professora Neli Pampillón, essa formação oferecida aos profissionais da educação infantil é uma forma de reconhecimento para quem trabalha tanto e tão bem pelas crianças do município. “Nossas crianças ficam nas creches e escolas, muitas vezes, mais tempo do que ficam com suas famílias, e a importância desses profissionais que se tornam o porto seguro dessas crianças me faz recordar a passagem do livro O Pequeno Príncipe que diz: ‘tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’”, citou a Secretária para destacar a importância destes profissionais.

Para a Secretária de Educação de Guapimirim, Amélia Ulrich Faria, a formação oferecida foi apenas o início. “É com muita emoção que estamos aqui hoje, vendo que foi galgado mais um degrau nesta caminhada pela estrada da educação”, disse Amélia. A professora Valéria Albuquerque, Subsecretária de Educação Infantil de Petrópolis, enfatizou o momento importante na evolução e fortalecimento da Educação Infantil dos municípios envolvidos e dos profissionais que colaram o grau. “Essa é a oportunidade que essas profissionais têm para se integrar e se empenhar nesta profissão que era tão esperada por elas e hoje elas conquistaram”, disse a professora.

Encerrando a solenidade, o prefeito em exercício de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, se colocou à disposição dos professores. “A Educação merece todo nosso respeito, pois são em nossas escolas e creches que nossos filhos são educados e recebem o cuidado e o carinho desses profissionais”, reconheceu Arlei parabenizando os novos professores.

A solenidade de formatura do curso, que permite aos envolvidos desenvolver metodologias e estratégias de intervenção pedagógicas adequadas às crianças da educação infantil, contou também com a presença da Coordenadora Estadual do Pro Infantil, Neila Maria Cardoso, da Coordenadora do Pro Infantil da UFRJ, Patrícia Corcino, da Coordenadora da Agência Formadora 06, Maria Alice da Rocha Pina, da Coordenadora da Educação Infantil de Guapimirim, Sandra Regina Isidoro, e da Paraninfa da turma, Vera de Alcântara, além do Secretário Municipal de Cultura de Teresópolis, Ronaldo Fialho, e do Vereador Habib Tauk.

Texto: Marcelo Ferreira 
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário