Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Planetário da Escola Municipal Acliméa é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia em Teresópolis

Planetário da Escola Municipal Acliméa é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Teresópolis, 24 de outubro de 2011- A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, realiza desde o último dia 17 a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em parceria com o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos). Como parte da programação estão exposição e o planetário desenvolvidos por estudantes da Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento, no bairro São Pedro.

O Projeto “Saber Popular x Saber Científico” foi desenvolvido através do interesse dos alunos por lendas indígenas e mitos populares, sob coordenação da Orientadora Pedagógica Danielle de Andrade. A Escola, que é considerada modelo para o ensino integral na rede municipal de ensino, atende 224 crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, distribuídas em oito turmas, e todas participaram da montagem do planetário e dos painéis.

Segundo Danielle, o objetivo do projeto é desenvolver o conhecimento e as especificidades da tecnologia, e ainda proporcionar aos alunos o acesso a diferentes tecnologias. “A Semana Nacional de Tecnologia é motivadora para o nosso trabalho, porque temos a oportunidade de divulgar aquilo que as crianças aprendem, criando novos parceiros a fim de ampliar as possibilidades que estamos propondo”, comentou.

Dentro do Planetário, confeccionado pelos alunos, é exibido um vídeo, produzido por eles mesmos e que responde as perguntas que os próprios estudantes fizeram durante as pesquisas. Com criatividade, muitas ideias foram colocadas em prática na criação do projeto.

Para Elaine Maria Paiva, Diretora do Centro de Ciência e Tecnologia do Unifeso, o trabalho vem ressaltar a importância do comprometimento do Corpo Docente da unidade e ainda valorizar o potencial dos alunos. “Esta escola está de parabéns pelo projeto realizado. O ensino integral traz estas possibilidades de incentivo aos alunos, que em uma escola tradicional, talvez, não tivessem. Aqui podemos ver que o aluno aprende e, ao mesmo tempo, é levado a um mundo da fantasia. Temos a sensação de que o mundo imaginário se torna uma realidade”, afirmou Elaine, se referindo ao Planetário.

A aluna Luana Vitória, de 8 anos, falou sobre o envolvimento no trabalho. “Eu ajudei a construir as estrelas para colocar nos panos e eu gostei muito de estudar sobre os planetas”, completou. “Eu gostei de pintar para fazer o cartaz do planeta Terra. E a Tia Adriana falou que o Planeta Terra também pode ser chamado de planeta água ou planta azul, porque o Planeta Terra tem mais água do que terra”, acrescentou o estudante Isaque Evaristo, de 6 anos.

A exposição segue até o dia 31 de outubro, é aberta ao público e pode ser visitada das 14h às 16h30h. Escolas também podem agendar visitação através do telefone 2644-4770. A Escola Acliméa de Oliveira Nascimento fica na Rua São Pedro, s/nº - no complexo do Tiro de Guerra.

A Semana

A VIII Semana de Ciência e Tecnologia segue até o dia 25, terça-feira, com uma programação variada. São parceiros na realização do evento no município o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Incluindo feiras de ciências, planetário, exposição de fotos, teatro, palestras, cursos, exibição de vídeos e filmes, oficinas e workshops, a programação do evento é realizada em escolas, instituições parceiras, na Tenda da Ciência, montada na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, e ainda na Praça Olímpica e na Casa de Portugal, na Várzea, e no Centro Cultural FESO Pro Arte, no Alto.

Texto: Carol Asthine
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário