Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Prefeitura de Teresópolis promove II Seminário de Atenção à Saúde do Idoso

Prefeitura promove II Seminário de Atenção à Saúde do Idoso

Especialistas palestraram sobre as síndromes geriátricas

Teresópolis, 4 de outubro de 2011 – Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa da Terceira Idade, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria de Saúde realizou na última sexta-feira, 30 de setembro, o II Seminário de Atenção à Saúde do Idoso. Com o tema ‘Idoso do Século XXI – As Grandes Síndromes Geriátricas’, o evento aconteceu no auditório da Secretaria, na Tijuca, e contou com a participação de especialistas, que debateram sobre diversas questões relacionadas ao tema.  
“Quando o assunto são os idosos, fala-se em ciclo final da vida, mas essa fase não significa o fim. Com sua experiência e sabedoria, eles podem ser exemplo para os jovens. O seminário tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre o assunto para que eles tenham qualidade de vida”, frisou a médica Maria da Conceição Salomão, Chefe da Divisão de Programas da Secretaria de Saúde.   
Na ocasião, a geriatra Alexandra Moura Estevão pontuou as diferenças entre demência e delirium. “Delirium é uma confusão mental aguda, onde ocorrem perturbação da consciência e redução da capacidade de atenção. Já a demência é uma situação crônica que apresenta prejuízo adquirido e permanente”, explicou. A médica também falou sobre a depressão.
Incontinência urinária foi o tema abordado pelo médico Renato Gomes Barbosa. “A incontinência urinária é bastante frequente na terceira idade, é capaz de tirar a pessoa das suas ocupações e pode trazer consequências leves ou mais complexas. Além disso, o paciente fica emocionalmente fragilizado”, ressaltou. O urologista enumerou os tratamentos existentes, entre eles, medicação, fisioterapia e cirurgia.

O fisioterapeuta Jean Carlos Santos Rodrigues palestrou a respeito da prevenção aos acidentes intra e extradomiciliares. “As quedas podem causar fraturas, traumatismo craniano e até morte. Cerca de 70% das quedas ocorrem dentro de casa, por isso, é fundamental que a moradia esteja adaptada para o idoso”, frisou Jean Carlos. De acordo com o fisioterapeuta, o banheiro é um dos cômodos onde há maior risco de acidentes. Para prevenir, o local deve ser bem iluminado, com fácil alcance aos armários e tapetes antiderrapantes ou emborrachados.

Na plateia, profissionais e estudantes de várias áreas e idosos prestavam bastante atenção ao seminário. “Estou cursando Serviço Social e a saúde na terceira idade está incluída nas disciplinas deste período, por isso, me interessei em participar. Além disso, a gente aprende a lidar melhor com as pessoas idosas da própria família. Minha mãe está com 82 anos e acredito que as informações passadas vão me ajudar a cuidar bem dela”, comentou Eliane Queiroz. Cecília Coelho, de 87 anos, concorda. “O seminário foi bastante proveitoso. Os palestrantes foram muito didáticos e transmitiram os seus conhecimentos de forma esclarecedora”, avaliou.

Ao final, o público preencheu um formulário sobre o seminário que servirá de base para a elaboração da próxima edição do evento.

Texto: Mara Lúcia 
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário