Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Professores da Rede Municipal de Teresópolis participam de oficinas de educação ambiental

Professores da Rede Municipal participam de oficinas de educação ambiental -Projeto do Grupo Petrópolis tem apoio do Instituto Chico Mendes e parceria da Prefeitura

Teresópolis, 11 de outubro de 2011 – Um grupo de professores da rede municipal de ensino participou nesta segunda-feira, dia 10, do lançamento do projeto de educação ambiental do Grupo Petrópolis. Com o apoio do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, o programa integra as ações do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) e visa desenvolver o trabalho de educação ambiental nas escolas municipais de Teresópolis.

O projeto de educação ambiental contemplará 2 mil estudantes, com idades entre 9 e 11 anos, da rede municipal de ensino de Teresópolis, Petrópolis, Boituva e Rondonópolis, cidades onde o Grupo Petrópolis possui unidades fabris. Intitulado “Cuidar do Meio Ambiente depende da gente”, o trabalho tem como objetivo difundir a cultura da responsabilidade ambiental integrada ao desenvolvimento do ser humano, melhorando sua qualidade de vida.

Para Neli Pampillón, Secretária Municipal de Educação, a iniciativa conscientiza as crianças e também os professores que estão sendo capacitados. "Um trabalho como este é como uma página em branco em que temos a chance de reescrever nossa história no planeta. Educando e conscientizando nossas crianças sobre o meio ambiente podemos fazer um presente e um futuro melhor. Parabéns ao Grupo Petrópolis pela iniciativa e por esta parceria com a Prefeitura Municipal e as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente". De acordo com ela, o programa será inserido no cronograma educacional de 2012 para os terceiro e quarto anos do ensino fundamental.

Segundo Henrique Campos, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Grupo Petrópolis, “além das ações de reflorestamento, o Projeto AMA também se preocupa com as gerações futuras e acredita que a educação é o melhor caminho para desenvolver jovens conscientes e preocupados com a sobrevivência do nosso planeta”.

O programa “Cuidar do Meio Ambiente depende da gente” é composto pela capacitação dos professores, módulo de atividades para os educadores, material didático para estudantes (cartilha e CD ROM) e avaliação. “Cerca de 500 estudantes de Teresópolis, ao final do curso, entre os meses de novembro e dezembro de 2012, participarão de trilhas ecológicas nas fazendas do Grupo Petrópolis, onde poderão vivenciar o conteúdo passado em sala de aula”, explicou Henrique.

Política Municipal de Educação Ambiental  
A Educação Ambiental como prática política significa contribuir para que as relações entre atores governamentais e não-governamentais sejam identificadas e compreendidas, evitando a reprodução do modelo atual existente e atuando como força de transformação. Ela é um processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Já a Educação Ambiental formal é a que acontece no ensino escolar, envolvendo a educação infantil, superior, técnico-profissional, especial e de jovens e adultos. “Ela é desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal”, afirmou Leandro Coutinho, Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresópolis.

O Banco de Dados de projetos e ações da Educação Ambiental é um sistema que deve gerar informações sobre a situação qualitativa da Educação Ambiental no município. O grupo de trabalho é responsável por criar um banco de dados de projetos e ações de Teresópolis, atualizando e disponibilizando informações e fornecendo subsídios para a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental.

Sobre o Projeto AMA  
O Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) é desenvolvido nas cidades de Teresópolis, Petrópolis, Boituva (SP) e Rondonópolis (MT) com uma série de ações em prol do meio ambiente. Fazem parte do projeto o plantio de 1,1 milhão de mudas de árvores nativas até 2013, que junto às áreas de mata preservada, permitirá a retirada de mais de 85 mil toneladas de CO2 da atmosfera e a retenção de aproximadamente 36 bilhões de litros de água por ano e restauração e enriquecimento de mais de 20 milhões de metros quadrados de áreas de mata atlântica.

Vale lembrar que até o momento já foram plantadas 534.358 mudas nativas da mata atlântica e do cerrado. Este projeto conta também com trilhas ecológicas e viveiros de mudas. Os objetivos do Projeto AMA envolvem conservação de recursos hídricos, redução dos impactos negativos dos resíduos, preservação da flora, reflorestamento e integração sócio-ambiental por meio da educação.

Texto: Fabiana Fuchs  
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário