Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

2ª Conferência define propostas para a cultura em Teresópolis

2ª Conferência define propostas para a cultura em Teresópolis


Teresópolis, 24 de novembro de 2011 - Dezenas de pessoas estiveram nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, para participar da 2ª Conferência Municipal de Cultura. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, pelo Conselho Municipal de Cultura e pelo Fórum de Cultura, o evento teve como principal objetivo definir metas para o desenvolvimento cultural do município, subsidiando as discussões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

“Ao realizarmos esta 2ª Conferência, constato, antes de tudo, o quanto amadurecemos. Em 2009, pouco sabíamos, ainda estávamos engatinhando. Hoje, nossa realidade é outra. Muitas coisas ficaram por fazer e outras novas se apresentaram. Muito ainda há para ser feito. Mas, sem dúvida, estamos seguindo adiante na busca de um modelo sustentável de política pública cultural para Teresópolis”, comemorou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, agradecendo a presença do público e das autoridades participantes.

Em sua segunda edição, a conferência contou com ampla programação, incluindo palestras e debates sobre diversos temas, apresentação de entidades culturais de Teresópolis e uma plenária final, onde foram avaliados os resultados da 1ª Conferência, realizada em 2009, e apresentadas e aprovadas novas propostas visando o fomento da cultura no município.

A abertura do evento, na terça-feira, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo secretários municipais, representantes de entidades culturais, e os representantes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Delmar Cavalcante, e do Ministério da Cultura (MinC), André Diniz.

Em nome do Ministério da Cultura, André Diniz falou sobre as ações do MinC, sobre o orçamento do Ministério para 2012 e parabenizou o município pelo evento. “Parabenizo Teresópolis por seu empenho nas ações em prol do desenvolvimento da cultura, me comprometendo, em nome no MinC a ser mais parceiro da Região Serrana em 2012. Teresópolis vem seguindo toda a cartilha do Ministério. A cidade merece os parabéns por ingressar no Sistema Nacional, pela instituição do Conselho Municipal, pela realização das conferências, pela construção do Plano Municipal de Cultura. Por todas estas razões, por estar comungando de uma política nacional, certamente Teresópolis terá seu espaço”, comentou André.

Delmar Cavalcante, da Secretaria de Estado de Cultura, também elogiou a conferência. “A Secretaria de Cultura merece os parabéns pela realização desta 2ª Conferência. Tenho que destacar o espírito dinâmico da equipe da Secretaria de Cultura, que tem todo um quadro a seu favor, pelo amplo envolvimento de todos os segmentos e pela preocupação desta gestão não só em atender as demandas existentes, mas também com a consolidação de uma política adequada. Por tudo isso, Teresópolis hoje tem papel de destaque dentro do quadro do Estado do Rio”, comentou.

Também presente, o presidente do Fórum de Cultura, José Nelson Arruda, lembrou a importância do trabalho democrático que vem sendo realizado na cultura em Teresópolis, através da parceria entre sociedade civil e poder público, visando a construção de uma política pública eficaz para o município.

O prefeito Arlei de Oliveira Rosa foi representado pelo Secretário de Governo, José Maria Rodrigues. Também estiveram presentes os Secretários de Segurança Pública Marcos Antônio da Luz, e de Educação, Neli Pampillón; bem como o Ouvidor Municipal Luiz Carregal; o Subsecretário de Saúde Hamilton Galdino; e o Vereador Cláudio Mello.

Palestras e debates

Ao longo da conferência, diversos temas concernentes à cultura foram debatidos em cinco palestras. No primeiro dia, foram abordados os temas: ‘Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura’, que teve como palestrantes o Coordenador Geral de Estratégia e Gestão das Ações do Ministério da Cultura, Marcelo Velloso; o representante da Secretaria de Estado de Cultura, Delmar Cavalcante; e o Secretário de Cultura de Teresópolis, Ronaldo Fialho; ‘Preparação e sensibilização para Rodada de Negócios’, com os consultores do SEBRAE/RJ, José Carlos Moraes de Barros e Cristina Cabral; e ‘Identidade Cultural do Município’, assunto discorrido pelo Secretário Ronaldo Fialho, o jornalista e historiador Wanderley Peres e a escritora Sandra Pimentel.

Já no segundo dia, mais duas palestras movimentaram o evento: ‘Transversalidade da Cultura’, com a Secretária de Educação, Neli Pampillón; o Secretário de Turismo, Carlos Tucunduva e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Marcelo Sotratti; tendo Ronaldo Fialho como mediador; e, finalmente,‘Economia Criativa da Cultura’, com o representante da Secretaria de Estado de Cultura, Frederico Groth.

Das cinco palestras, quatro tiveram como mediadora e também palestrante a assessora da Comissão de Cultura da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Ana Lúcia Pardo, que participou ativamente de todo o evento e foi presença especialmente lembrada pelo Secretário Ronaldo Fialho. “Ver uma profissional como Ana Lúcia, com 10 anos de atuação e experiência no MinC, reconhecer nosso trabalho e se emocionar na conferência em muito nos enobrece. É a certeza mais genuína de que nossos esforços geram resultados”, disse Ronaldo.

Além das palestras, o evento contou ainda com a participação de entidades culturais de Teresópolis, que tiveram o espaço aberto para apresentar seus trabalhos. A professora Alessandra Corguinha falou em nome do Lar Tia Anastácia. O empresário Jorge Bragança apresentou o Centro Cultural FESO Pro Arte e a psicóloga Luciana Manhãs falou em nome do Instituto Oca / Ponto de Cultura Saci Tererê. Ao longo de todo o evento, também foi possível fazer consulta e cadastro no Mapa Cultural de Teresópolis.

Ao fim da conferência, foi realizada a plenária final, com a participação dos Grupos de Trabalho (GTs) do Fórum de Cultura de Teresópolis e representantes da Secretaria de Cultura. Estiveram presentes membros dos GTs de Artes Cênicas e Circenses, Audiovisual, Música, Dança, Literatura, Instituições e Patrimônio, que avaliaram os resultados da 1ª Conferência e apresentaram novas propostas, que servirão como indicativo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Vídeos-Cobertura Especial Terê Total:

Nenhum comentário:

Postar um comentário