Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

2º Teresópolis EnCena: Peças até domingo em praça pública e na Casa de Cultura Adolpho Bloch


2º Teresópolis EnCena: Peças até domingo em praça pública e na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Teresópolis, 8 de novembro de 2011 - Quem passa pela Praça Balthasar da Silveira, no Centro, tem visto uma movimentação diferente desde a última segunda-feira, dia 7 de novembro, quando teve início a terceira etapa do 2º Teresópolis EnCena – Festival de Teatro de Teresópolis. Promovido pelo Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o festival vai até domingo, 13 de novembro, com peças de teatro de rua e espetáculos fechados na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Dividido em três etapas, o 2º Teresópolis EnCena foi aberto no dia 27 de outubro, com o 9º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), que incluiu cortejo plo centro da cidade e ainda a 1ª Mostra Nacional de Teatro de Rua, que parou a Feirinha do Alto no dia 30.

Dando prosseguimento à programação, no último fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, foi realizada a segunda etapa do festival, com a Unidade de Teatralização Intensiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UTI / UNIRIO). Ação de Extensão Universitária do Projeto Núcleo de Ensino de Teatro da UNIRIO, a UTI foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch com um fim de semana inteiro de oficinas ministradas por professores de Artes Cênicas da UNIRIO, abordando os temas ‘Musicalidade do Ator’, ‘Seminário teórico’, ‘Teatro de Rua’, ‘Laboratório de Teatro do Oprimido’, ‘Performance’, ‘O corpo e suas possibilidades’ e ‘Teatro de Animação’.

A programação teve a participação dos professores Paulo Merísio, coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, e Viviane Narvaes, chefe do Departamento de Ensino de Teatro, que abriram a UTI discorrendo sobre ‘Perspectivas da Pós Graduação em Artes na UNIRIO’ e ‘Graduação na Modalidade Licenciatura e as Relações com a Sociedade’.

Nesta segunda-feira, 7 de novembro, teve início a terceira e última etapa do festival, com as encenações teatrais na Praça Balthasar da Silveira, no Centro. A Cia. de Teatro Mambemberê abriu a programação, encenando o espetáculo de rua ‘João Fazendo’, que aborda de forma lúdica assuntos como coleta seletiva e reciclagem, visando a conscientização a respeito da preservação do meio ambiente.

Nesta terça, 8, a programação continuou às 14h com a Trupe da Cultura, que também se apresentou na Praça Balthasar da Silveira, encenando duas histórias: ‘Chapeuzinho Amarelo’ e ‘A tartaruga e a fruta’, conto interativo que inclui a participação da plateia durante a apresentação. Em seguida, foi a vez a Cia. Malasartes, que apresentou ‘O lavrador sortudo’, dentro do projeto ‘Balaio de História’.

Cerca de 80 crianças, alunos do Jardim dos Carneirinhos e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) da Várzea, além de público em geral, prestigiaram as apresentações em praça pública. “Fantástica iniciativa, ainda mais sendo no centro da cidade, em local próximo e de fácil acesso para todos. Perfeito”, comentou Suzana Prado Pedrosa, coordenadora do Jardim dos Carneirinhos. Diretora do Cemei da Várzea, Adriana Ferreira concordou. “Uma oportunidade maravilhosa para as nossas crianças. Que venham outros”, destacou.

A programação continua nesta quinta-feira, 10 de novembro, com a peça ‘Improrisos’, encenada pela rede Circense Riso da Serra às 11h, e prossegue ainda nos dias 11, com teatro de rua, e 12 e 13 de novembro, com espetáculos fechados na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras).

Os ingressos para as peças dos dias 12 e 13 podem ser adquiridos na Casa de Cultura, onde também será exposta a partir do dia 12 uma mostra contando a trajetória da atriz e diretora teatral Edinar Corradini, homenageada deste ano do Teresópolis EnCena.

“Desde o primeiro dia o festival tem sido um sucesso. Assim como em 2010, novamente apostamos em uma programação diversificada para agradar ao público de todas as idades e gostos. E tem dado certo. Para quem ainda não viu, vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Programação:

10/11 – Improrisos – Rede Circense Riso da Serra – 11h - Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

11/11 – Chiclete – Grupo Pirueta – 16h – Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

12/11 – Emília e o Soluçar do Planeta – Grupo Fantasia – 16h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação livre

12/11 – Possibilidades para uma sala fechada – Cia. Teatral Mambemberê – 20h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação 14 anos

13/11 – A bela e a Fera do Agreste – Cia. Hocus Pocus – 16h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação livre

13/11 – Favelas – Cia. Hocus Pocus – 20h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação 14 anos

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário