Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Câmara Municipal de Teresópolis homenageia representantes de diversos segmentos

Câmara Municipal homenageia representantes de diversos segmentos


A sessão da Câmara Municipal na noite de quinta-feira, dia 24 de novembro, foi de homenagens a representantes de diversos segmentos da sociedade teresopolitana. Os vereadores retomam assim o hábito de mensalmente dedicar uma sessão a estas homenagens, que haviam sido interrompidas em virtude de todo o conturbado momento político que a cidade atravessou até que a Câmara votasse o afastamento definitivo do ex-prefeito Jorge Mario.

As homenagens começaram com a leitura de Voto de Agradecimentos de autoria do Vereador Ademir Enfermeiro (PMDB) a Bombeiros Militares do 16º GBM pelo trabalho desempenhado no atendimento à população das áreas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro. O Voto englobou o 1º Sargento Marcelo Silva do Canto, o 1º Sargento Rogério Marques Pisno, o Cabo Anderson Pinheiro da Silva e o Cabo Dinaldo Vieira da Silva. Como os demais estavam em plantão, o Cabo Dinaldo representou a todos, recebendo a homenagem das mãos do autor da proposição.

De autoria do Vereador Dr. Carlão (PMDB), foi aprovado Voto de Congratulações ao Colégio Estadual Euclydes da Cunha, na pessoa dos seus diretores José Nildo Onofre de Amorim e Delmo Ferreira. O Colégio destacou-se no último Enem, tendo ficado na melhor posição da Região Serrana. Em virtude de compromissos profissionais, os diretores não puderam comparecer para receber a homenagem, que foi entregue simbolicamente à assessora Alair Ramos.

O Vereador Paulinho Carvalho (PTB) teve aprovado requerimento de Voto de Congratulações ao Delegado Antônio Silvino Teixeira, que foi titular da 110ª DP (Teresópolis) e hoje atua na 54ª DP, em Belford Roxo. O Vereador destacou o bom trabalho que o Dr. Antônio Silvino realizou em sua passagem por Teresópolis e que continua realizando naquela cidade da Baixada Fluminense.

O Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR), também homenageou pessoas que se destacaram no trabalho de resgate às vítimas do temporal de 12 de janeiro. Foram agraciados o Cabo PM Alexandro Ribeiro da Silva, e os senhores Renato Mendes Afonso, Luciano de Oliveira Ferreira, Francisco Pellegrine, Alexandre da Silva Marques e Alex Sandro do Carmo Figueiredo. O Presidente Cleyton Valentim destacou que todos os profissionais das forças de segurança realizaram um trabalho fundamental, mas que os voluntários, as pessoas comuns que se superaram naquele momento foram verdadeiros heróis e que os homenageados mereciam muito mais, pois salvaram muitas vidas.

De autoria da Vereadora Dra. Cláudia (DEM) foi aprovada homenagem ao Padre Tiago de Freitas, pároco da Igreja de São Cristóvão, na Fonte Santa. O texto do voto de congratulações reconhece o trabalho espiritual e comunitário realizado pelo jovem pároco naquela paróquia, criada este ano. A Vereadora também lembrou que no dia da tragédia o Padre Tiago, assim como outras lideranças religiosas, procurou levar a palavra de Deus às vítimas e às pessoas que atuavam no atendimento no Ginásio Pedrão.

Pela organização de eventos de grande porte em Teresópolis, que criam atrativos para os turistas e opções de lazer para os teresopolitanos, foram homenageados os senhores Marcelo Paramédico, Marcelo Mansur e Rodrigo Serpa. O Voto de Congratulações foi proposto pelo Vereador Marcelo Oliveira (PMN), que destacou o trabalho desenvolvido pelo trio especialmente na 11ª Mega Fepro, elogiado pelos expositores e pelo público.

A Assembléia de Deus de Teresópolis está comemorando seus 75 anos de existência. Uma das mais tradicionais igrejas evangélicas de Teresópolis, a Assembléia de Deus de Teresópolis é dirigida pelo Pastor Israel do Couto Cleyton, Carlão e Cláudia. O Presidente Cleyton Valentim lembrou que mesmo que não fosse membro da Assembléia de Deus de Teresópolis, igreja da qual faz parte, teria a obrigação de conceder esta homenagem, pelo exemplo de liderança cristã e de cidadão de bem. As palavras do Presidente foram reforçadas pelo Vereador Dr. Carlão, que também assinou a proposição. O Vereador destacou a importância das lideranças religiosas no momento difícil que Teresópolis passou.

O cantor e compositor José Carlos Papae, autor do louvor “Noite Traiçoeira”, música que tornou-se um sucesso nacional, sendo executado por grandes nomes da música gospel, tanto evangélicos quanto católicos. A proposição da Vereadora Dra. Cláudia reconhece o talento do autor de uma música que muitas pessoas não sabem ser um teresopolitano. O autor já havia sido homenageado com a Medalha George March, em 2009, pelo Vereador Paulinho Carvalho.

Também foi aprovada proposição de autoria do Vereador Marcelo Oliveira, homenageando os Bombeiros Militares Sub-Tenente Amorim, 3º Sargento Iara Maria e Cabo Corral. O Voto de Congratulações destacou o trabalho realizado pelos mesmos no resgate às vítimas do temporal de janeiro. Mas um socorro em especial foi lembrado pela proposição. O resgate de Marcelo Pinheiro Fonseca, que foi noticiado em todo o país, quando ficou horas soterrado, num local de difícil resgate. Marcelo e sua esposa estavam presentes ao plenário, prestigiando a homenagem àqueles que lutaram para salvar a sua vida.

O Presidente da Câmara de Teresópolis, Vereador Cleyton Valentim, fechou as homenagens com Voto de Congratulações à Deputada Estadual Clarissa Garotinho (PR) pelo seu empenho na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em seu pronunciamento na tribuna, o Presidente destacou a atuação parlamentar da Deputada, em especial a sua atuação na CPI que apurou as responsabilidades pela tragédia na Região Serrana.


A deputada Clarissa Garotinho foi à tribuna para falar em nome dos homenageados. Ela destacou o teor festivo da sessão da Câmara, que uniu um padre e um pastor, representando a importância da fé para os cristãos, independente das religiões. Clarissa Garotinho também destacou as justas homenagens a voluntários e profissionais da área de resgate e socorro. A Deputada parabenizou a Câmara pela coragem de afastar o ex-prefeito, acusado de diversas irregularidades. E fez um relato do trabalho da CPI da Serra, que não só apontou responsabilidades, como também gerou projetos de lei e emendas que buscam gerar instrumentos de prevenção a futuras tragédias.

Quebrando o protocolo, mas justificado pela emoção que envolveu esta sessão de homenagens, a sessão foi encerrada com José Carlos Papae executando a música “Noites Traiçoeiras”.

fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário