Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estado garante Aluguel Social para Teresópolis por mais 12 meses

Estado garante Aluguel Social para Teresópolis por mais 12 meses


Continuidade do programa de Aluguel Social e mais um CRAS para o município: assinatura do novo Termo de Cooperação acontecerá até o Natal

Teresópolis, 21 de novembro de 2011 – Os municípios da Região Serrana atingidos pelas chuvas de 12 de janeiro terão prorrogados, por mais 12 meses, o Aluguel Social às famílias vítimas da maior catástrofe natural que atingiu o País. O anúncio foi feito pelo Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Rodrigo Neves, durante encontro com os Secretários Municipais da pasta de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Areal e Bom Jardim. Representaram Teresópolis a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, e a Procuradora do Município, Rosilda Barbosa.

Na ocasião, Rodrigo Neves informou que teve a autorização do Governador Sérgio Cabral para prorrogar o Termo de Cooperação e Assistência às Famílias por mais 12 meses. Ele fez questão de destacar ainda o trabalho integrado do Governo do Estado com os municípios, que beneficia milhares de cidadãos. “Esta parceria tão bem sucedida é para nós motivo de orgulho dentro da política de assistência social. Reconhecemos a pressão e a angústia dos municípios, já que este convênio terminaria em dezembro, mas o Governador pediu para eu passar essa garantia para vocês: vamos prorrogar o Termo por mais 12 meses”, disse.

A assinatura acontecerá entre os dias 10 e 20 de dezembro. “Este é um grande presente de Natal para as famílias, que também estão ansiosas com esta situação”, afirmou Graça Granito, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social. Atualmente, em Teresópolis, 3.215 famílias recebem o Aluguel Social, sendo que 2.571 são pagos pelo Estado e 644 com recurso próprio do município.

O Aluguel Social é um benefício assistencial e a articulação dos municípios é fundamental para que eles sejam beneficiados com as moradias populares que começarão a ser construídas. No entanto, a previsão de entrega das unidades habitacionais é somente a partir de dezembro de 2012.

Construção de um novo CRAS

O Secretário Estadual anunciou ainda o repasse que será feito para cada um dos sete municípios atingidos, de cerca de R$ 300 mil, para a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A orientação é que a unidade seja construída próximo de área onde a população atingida pela catástrofe ficará instalada.

“O Aluguel Social não é um programa habitacional, e sim um benefício intermediário até a conclusão das residências ou a instalação definitiva das famílias em áreas próprias. Cabe, portanto, criar mecanismos que possibilitem a ação direta de orientação das famílias em seu processo de construção de saídas, bem como de continuidade do trabalho, pelas equipes do CRAS”, lembrou Rodrigo Neves.

Números

Atualmente, 7.367 famílias, dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Areal, Bom Jardim, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, são atendidas pelo programa Morar Seguro – Aluguel Social. O Governo Federal e o Estado repassam, cada um, para as cidades atingidas, cerca de R$ 21 milhões.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário