Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

II Seminário de Convivência Familiar e Comunitária em Teresópolis

Primeira-dama Alessandra Rosa participa do II Seminário de Convivência Familiar e Comunitária


Teresópolis, 23 de novembro de 2011 – Foi realizado durante toda esta quarta-feira, 23, na Casa de Portugal, na Várzea, o II Seminário de Convivência Familiar e Comunitária, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O evento contou com a presença da Primeira-dama, Alessandra Rosa, da Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito, da Juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Vânia Mara Gonçalves, e ainda do Presidente do CMDCA, Marcelo Quintanilha, e da Superintendente de Proteção Básica e Especial daSecretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Heloísa Maciel.

Durante o Seminário foi apresentado o Projeto da UVA/CRIART (Universidade Veiga de Almeida/Centro de Estímulos Psicopedagógicos), que tem como finalidade atender as escolas da zona urbana e do 2º e 3º Distritos de Teresópolis. De acordo com a coordenadora do projeto, Fátima Cavalcante, os dados estão sendo mapeados para o atendimento. “Serão sete equipes, trabalhando cinco dias por semana. Por isso, precisamos fortalecer as ações em rede, para que o trabalho dê resultados”, afirmou Fátima.

O edital prevê atividades com pais e lideranças comunitárias, cujos filhos estão em situação de vulnerabilidade social, e ações com professores e diretores das escolas mais afetadas pelas chuvas de janeiro, entre outras iniciativas, com o atendimento de profissionais de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia.

A Universidade Veiga de Almeida e o Centro de Estímulos Psicopedagógicos, com apoio do UNICEF Brasil, foram os vencedores do edital elaborado pelo CMDCA de Teresópolis e a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio de recursos doados pelo Instituto Camargo Correa e a empresa Cielo, com a finalidade de atender as crianças e adolescentes vítimas da catástrofe de 12 de janeiro.

Para a Primeira-dama, Alessandra Rosa, o projeto é de extrema importância para o município e os resultados serão altamente produtivos. Na abertura do Seminário, a aluna Seveni Souza Silva, 13 anos, do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, em Venda Nova, no 3º Distrito, recitou a poesia que a fez ganhar o primeiro lugar no Festival Literário da escola. “Muito bonita a poesia. Ela nos deixou muito emocionados”, destacou Alessandra Rosa.

Na parte da tarde, os participantes, entre diretores de escolas, orientadores, estudantes universitários e psicólogos, entre outros, acompanharam a palestra ministrada por Heloísa Maciel sobre “A importância da Convivência Familiar na perspectiva do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e os trabalhos do Estado na garantia dos Direitos da Convivência Familiar/Programa Família Acolhedora”.

Também foi abordada a construção do Plano de Convivência Familiar e Comunitário, com o objetivo de garantir o que determina a Constituição Familiar e as orientações do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), seguindo o Plano Nacional dos Direitos da Convivência Familiar e Comunitária. 

O Presidente do CMDCA, Marcelo Quintanilha, acredita que com esta forma de trabalho, serão assegurados os direitos das crianças, conforme o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Texto: Carol Asthine
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário