Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Investe Rio apresenta linhas de crédito para gestores públicos municipais em Teresópolis

Andre Luiz Ferreira, do Departamento de Operações da Investe Rio com o Setor Público, fala sobre a linha de crédito que está sendo disponibilizada para os gestores públicos municipais


Investe Rio apresenta linhas de crédito para gestores públicos municipais


Programa possibilita incremento na arrecadação do município e diminuição de custos

Teresópolis, 29 de novembro de 2011 – Representantes de diversas secretarias municipais se reuniram nesta segunda-feira, dia 28, com equipe da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro - Investe Rio, para conhecer um pouco mais sobre a linha de crédito que está sendo disponibilizada para os gestores públicos municipais. O objetivo deste financiamento é proporcionar aos municípios a possibilidade de incrementar sua capacidade de arrecadação e diminuir os custos praticados nas secretarias, através de projetos de trabalho que modernizem a máquina pública e capacitem os servidores.

De acordo com Andre Luiz Ferreira, do Departamento de Operações da Investe Rio com o Setor Público, “esse apoio visa à modernização da infraestrutura urbana e rural, saneamento básico, geração de emprego, renda e conhecimento e desenvolvimento institucional do município”, explicou.
Alexandre Magalhães Moreira, da Investe Rio

Na ocasião, algumas secretarias municipais já apresentaram exemplos de projetos que podem ser inseridos no programa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, falou sobre a criação da “Sala do Empreendedor”. “Este projeto visa à criação de um espaço onde o empreendedor poderá fazer tudo relacionado à sua empresa e o poder público em um só lugar: abertura de empresa, emissão de alvarás, regularização de funcionários, alteração de contrato social, entre outros serviços”, exemplificou o assessor Lucas Guimarães.

Já Ronaldo Fialho, Secretário de Cultura, está elaborando um projeto sobre a “instrumentalização dos artistas de Teresópolis”, que visa capacitar agentes culturais e formar uma cadeia criativa, para que todos possam ter oportunidades de trabalho no meio. “A Prefeitura, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento, está provocando as outras secretarias na captação de recursos através de meios alternativos, fora do orçamento próprio, para, assim, viabilizarmos alguns projetos. Isto é muito interessante e oportuno”, destacou.

“Queremos mostrar que não tem nenhum mistério em obter o financiamento, desde que os projetos tenham uma meta bem definida, como a melhoria da qualidade de vida da população local e a diminuição dos custos aos contribuintes. Nós estabelecemos com a Prefeitura uma relação de parceria, tanto na elaboração do projeto quanto na assessoria com a documentação e a concessão de crédito”, afirmou Alexandre Magalhães Moreira, da Investe Rio. Segundo ele, todo o projeto é financiado em 96 meses e 40% do grupo de trabalho deve ser composto por funcionários efetivos da Prefeitura Municipal.
Equipe de diversas secretarias da gestão Arlei ouvem atentamente as orientações para obtenção de financiamento junto à Investe Rio

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário